Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com MAN SE. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=MAN SE|{{subst:DATA}}}}.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Foto de um autocarro produzido pela MAN em Viernheim

A MAN SE (uma abreviação de Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg) é uma empresa alemã que actua no sector do transporte. O Grupo MAN, com sede em Munique, é conhecido pela produção de autocarros e camiões, embora tenha outros campos de actividade tais como:

  • Motores Diesel
  • Turbo maquinaria

A origem da empresa remonta ao ano de 1758 com a criação de uma das primeiras fábricas de ferro na região do Ruhr. Hoje, é líder europeia na produção de equipamentos técnicos e veículos industriais.

A empresa está a ampliar a sua presença no mercado, através de joint ventures e cooperação com companhias locais na Índia, Polónia e Estados Unidos.

Em Julho de 2011 a Volkswagem que já era o maior acionista do Grupo MAN, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário.

Foto de um autocarro de dois andares, em Hong Kong

A MAN SE está cotada no DAX e tem vindo a ganhar terreno no sector do transporte. Demonstrativo disto são os enumeros prémios recebidos. Os títulos mais recentes são o de "Camião do Ano" (TGL) e "Autocarro do Ano" (Neoplan Starliner).

A MAN em Portugal[editar | editar código-fonte]

Camião militar produzido pela MAN

A MAN Veículos Industriais (Portugal), Lda é a filial portuguesa da MAN Nutzfahrzeuge AG. Desde a sua fundação, a 1 de Julho de 1998, não tem parado de se desenvolver. Depois de 6 anos com sede em Avintes, a MAN mudou-se no dia 1 de Abril de 2004 para Lisboa, para estar sempre mais perto do cliente.

A MAN no Brasil[editar | editar código-fonte]

A MAN iniciou suas atividades no Brasil, em 1981, com o lançamento do VW 13.1301 .

No final de 2008, a MAN adquiriu a divisão de caminhões da Volkswagen, com fábrica em Resende (RJ). A MAN continua a utilizar a marca VW na sua linha de caminhões (Delivery, Worker e Constellation) e nos ônibus Volksbus. No início de 2011 iniciou a fabricação dos modelos MAN baseada nos modelos existentes na Europa) e já testa alguns modelos europeus nas estradas ao redor do Rio de Janeiro. Especula-se que os primeiros caminhões MAN fabricados no Brasil saiam no começo de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Man

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.