Man of Science, Man of Faith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Man of Science, Man of Faith"
1º episódio da 2ª temporada de Lost (série de televisão)
Informação geral
Escrito por Damon Lindelof
Direcção Jack Bender
Código de produção 201
Exibição original 21 de Setembro de 2005
Convidados

Malcolm David Kelley (Walt),
Henry Ian Cusick (Desmond Hume),
Julie Bowen (Sarah),
Masayo Ford (Nurse),
Larry Wiss (Anestesiologista),
David Ely (Intern),
Anson Mount (Kevin),
Ivana Michele Smith (Sobrevivente),
Julius Ledda (EMT #2),
Katie Doyle (EMT),
John Terry (Dr. Christian Shephard)

Cronologia
Último
Último
"Exodus"
"Adrift"
Próximo
Próximo
Lista de episódios de Lost

"Man of Science, Man of Faith" é o vigésimo quinto episódio de Lost. É o primeiro episódio da segunda temporada da série. Foi dirigido por Jack Bender e escrito por Damon Lindelof. Foi ao ar originalmente em 21 de Setembro de 2005, pela ABC. O episódio foca o flashback em Jack Shephard.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada de Lost começa com um homem a pular para fora de um beliche, a deslizar até a uma cadeira e a carregar nas teclas de um antigo computador da era dos anos 70. De seguida, numa sequência de imagens, é-nos apresentanda a sua rotina matinal: enquanto a música "Make your own kind of music" de Mama Cass toca no gira-discos, igualmente antigo, o homem veste-se, exercita-se, prepara o pequeno-almoço e injecta-se no braço com uma substância desconhecida proveniente de um frasco etiquetado com os números 4 8 15 16 23 42. E então, ouve-se uma explosão, tão poderosa que a agulha salta do gira-discos.

O homem calça-se e veste um uniforme, agarra numa arma e através de um sistema telescópio-espelho inspecciona o local da explosão. À medida que o seu olhar vai alcançando adiante e mais além, continua por uma coluna acima, em direcção à luz cintilante das tochas, que revelam os rostos de Jack e Locke a espreitar para baixo, para a escotilha, actualmente aberta.

À entrada da escotilha Jack manifesta alguma reserva em entrar, afirmando que deveriam esperar até ao nascer do Sol para fazer o que quer que seja. Locke, por outro lado, sente que a entrada dos três sobreviventes na escotilha não pode ser adiada por mais tempo, mesmo depois de Kate lhe mostrar a parte de trás da porta da escotilha onde pode ler-se "QUARENTENA". Ao mesmo tempo, nas grutas, Shannon e Sayid vasculham a selva à procura de Vincent, o cão de Walt, que entretanto fugiu. O par encontra Vincent numa clareira e tenta apanhá-lo, no entanto o animal volta a fugir. Os dois ficam separados e, enquanto está sozinha, Shannon ouve os sussurros da selva. Walt aparece todo molhado, a pingar e a falar de forma incoerente (os espectadores rapidamente percebem que o rapaz está na realidade a falar de trás para a frente). Quando Sayid regressa, encontra Shannon no chão.

Durante a caminhada para fora do local da escotilha, Hurley decide partilhar com Jack a sua história sobre os números inscritos no exterior da mesma, mas fica desapontado quando Jack não lhe dá crédito algum. Chegados às grutas, Jack explica a actual situação aos restantes sobreviventes e promete-lhes que continuarão seguros, desde que permaneçam juntos. Assim que Jack acaba de falar, Locke aparece carregando cabos e dizendo que vai entrar na escotilha. Pouco depois, Kate junta-se a ele. Enquanto Locke a ajuda a descer, Kate apercebe-se que existe alguma coisa dentro da escotilha e num repentino estouro de luz, saído da coluna por onde descia, Kate desaparece. De volta às grutas, depois de informar os sobreviventes que Arzt tinha morrido e por que razão o grupo tinho ido até à escotilha, Jack decide ir atrás de Kate e Locke e dirige-se armado até ao local, mas não encontra nenhum dos dois. Desce agarrado à corda pela coluna abaixo, para procurar Kate e Locke e encontra um labirinto de passagens. Jack vai ter a um mural colorido na parede, onde estão pintados os números, incluindo a sua soma, 108, no centro de um sol. Neste mural vê-se um olho e as palavras "Estou doente", que poderão explicar por que razão o homem na escotilha se injectou com o medicamento do frasco. Jack também descobre um sítio em que a chave que traz ao pescoço num fio, é puxada para a frente, como se estivesse a ser atraída por uma força magnética. Finalmente, depois de ser surpreendido por uma luz brilhante e pela música ruidosamente alta (a mesma canção de Mama Cass, ouvida anteriormente no início do episódio), Jack entra no que aparenta ser uma cúpula subterrânea, que contém uma estrutura antiquada de máquinas e um computador antigo, no centro da sala, onde pisca um sinal verde. Assim que Jack se encontra prestes a usar o computador, Locke aparece e diz-lhe que não mexa no computador. Jack levanta a arma na sua direcção e pergunta "Onde está a Kate?". Locke não responde, uma vez que o residente da escotilha, tem uma arma apontada à sua cabeça.

Entretanto, num flashback, Jack encontra a sua futura mulher Sarah, que acaba de dar entrada no Serviço de Urgência de Jack, após um terrível acidente de carro, aparantemente causado por ela. A outra vítima morre quando Jack tem que escolher qual dos dois salvar (a hora da morte é às 8:15 da manhã, ou 815, o mesmo número do voo). Nos eventos que se seguem Jack é repreendido pelo pai, pela maneira pessimista como Jack se dirige aos pacientes, e é depois aconselhado por um estranho chamado Desmond (que Jack encontra quando cai enquanto corria pelos degraus dum estádio) sobre a sua necessidade de sentir e transmitir mais esperança. Desmond diz a Jack que está a treinar para uma viagem à volta do mundo. Depois desta conversa na qual Jack confessa a Desmond estar certo que falhou em ajudar Sarah, ele regressa ao hospital, ao quarto da paciente, onde descobre que ela está a experienciar uma recuperação miraculosa.

De volta à cúpula subterrânea, Locke pede a Jack para baixar a arma. O homem por trás de Locke ameaça disparar contra ele se Jack não se render. Jack refusa fazê-lo e em vez disso, provoca Locke ridicularizando as suas ideias acerca do seu destino. Finalmente, o homem armado avança e Jack reconhece-o como sendo Desmond.


Ícone de esboço Este artigo sobre Lost é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.