Managed Security Services

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

MSS - Managed Security Services[1] representa o segmento de mercado de empresas que selecionam, implantam, monitoram e operam soluções de segurança de Tecnologia da Informação. Tem como características básicas:

  • Normalmente não comercializam produtos de segurança
  • Prestação do serviço em modelo 24x7x365
  • Equipe de segurança altamente qualificada
  • Pagamentos mensais
  • Qualidade medida através de acordos de nível de serviço (SLA)

Empresas do setor[editar | editar código-fonte]

As empresas atuantes nesse segmento são denominadas MSSP (Managed Security Services Providers) e possuem 4 tipos [2] :

  1. Pure Players: são especialistas no assunto empresas e cujo faturamento vem integralmente de produtos e serviços de segurança. Dispõem de soluções tecnológicas avançadas, plataformas abertas, integração de sistemas de segurança, flexibilidade, boa relação custo benefício e alto nível de serviço.
  2. Generalistas de outsourcing de TI: serviços de segurança são um item adicional do portifólio. Por vezes incorporam essa capacidade a partir de aquisições de players especializados. Os preços variam de acordo com a capacidade de negociação.
  3. Operadoras de Telecomunicações: originaram o segmento fornecendo proteção para as conexões privadas e com a Internet agregadas aos serviços de comunicação de dados. Representam uma parte do segmento no mundo e têm em sua carteira de clientes empresas de pequeno ou médio porte que procuram serviços simplificados e padronizados.
  4. Fabricantes de produtos de segurança: empresas que tradicionalmente vendem produtos de segurança iniciaram, recentemente, unidades de negócio para venda de serviços. No entanto, embutem os riscos inerentes de adotar um conjunto de serviços e produtos de um único fornecedor.

Segundo o Instituto Gartner [3] , as empresas líderes na utilização da tecnologia da informação terão deixado de imobilizar recursos com equipamentos e software, uma vez que terão adquirido mais de 40% da sua infraestrutura de TI como serviço (IaaS).

Benefícios:[editar | editar código-fonte]

O Instituto GARTNER destaca os seguintes benefícios do modelo:

  • Para 75% das empresas, contratar um MSSP aumenta o seu nível de segurança e reduz os custos
  • Um MSSP detecta e trata vulnerabilidades de forma mais rápida, o que é fundamental em segurança lógica para evitar ataques
  • Um MSSP possui maior experiência para detectar tempestivamente ataques e tratá-los
  • Um MSSP possui cobertura 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano
  • A equipe de um MSSP é suficientemente volumosa e qualificada para gerenciar ambientes heterogêneos 

Referências