Manco Capac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Manco Capac

Manco Capac II, filho do Inca Huayna Capac consultar Manco Yupanqui[1] . Manco Capac foi o primeiro rei da cidade de Cuzco nascido no século XI , havendo várias lendas que recontam sua história:

Lenda Inty[editar | editar código-fonte]

Neste mito, Manco Capac é tido como filho de Inty, o deus do sol e irmão de Pachacamac. Ele e seus irmãos foram enviados pelo deus sol e emergiram neste mundo nas cavernas de Pacaritambo trazendo um povo dourado chamado de tapac-yauri. Ele teria sido instruído a construir um templo para o deus Sol no lugar onde emergiram da terra mas o lugar não era apropriado e então eles viajaram por túneis subterrâneos até Cuzco onde erigiram um templo em honra ao pai deles, Inti, o deus Sol. Durante a viagem para Cuzco, um irmão (e também uma das irmãs) de Manco Capac se transformou em pedra (Huaca). Numa outra versão, os irmãos de Manco Capac emergiram no Lago Titicaca.

Lenda Viracocha[editar | editar código-fonte]

Nesta lenda Manco Capac era filho de Tici Viracocha de Pacari-Tambu, (hoje Pacaritambo a 25 quilômetros de Cuzco), e eram seus irmãos Ayar Anca, Ayar Cachi e Ayar Uchu e eram suas irmãs Mama Ocllo, Mama Huaco, Mama Raua, e Mama Cura, e todos viviam em Pacari-Tambu e se aliaram a outros povos que encontraram em suas viagens e conquistaram as tribos do vale de Cuzco. Esta lenda incorpora também o povo dourado que havia sido dado a Manco Capac por seu pai. Variação desta lenda conta que Manco Capac ficou enciumado de seus irmãos e os matou, tornando-se único reinante de Cuzco.

A vida de Manco Capac[editar | editar código-fonte]

Manco Capac reinou sobre Cuzco por aproximadamente quarenta anos estabelecendo um código de leis no qual proibiu o sacrifício humano e o casamento entre irmãos. Mas estas leis não se aplicavam à nobreza inca e o próprio Manco Capac desposou sua irmã Ocllo e teve com ela um filho chamado Roca que se tornou o próximo Supa Inca.

Estima-se que Manco Capac morreu em 1107. Ele reinou antes de ser criado o título Supa Inca, tanto que seu nome incorpora o título Capac que até então usava e que grosseiramente pode ser traduzido como senhor da guerra.

Referências