Mandaluyong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mandaluyong
—  Cidade  —
Shaw Boulevard
Shaw Boulevard
apelido/alcunha(s) Cidade Dourada Amiga
Localização de Mandaluyong na Metro Manila
Localização de Mandaluyong na Metro Manila
Mandaluyong está localizado em: Filipinas
Mandaluyong
Localização de Mandaluyong nas Filipinas
14° 37' N 121° 2' E
País Filipinas
Província Metro Manila
Distrito Distrito Legislativo de Mandaluyong
Fundação 9 de Fevereiro de 1994
Administração
 - Prefeito Benjamin Abalos, Jr (Lakas-Kampi-CMD)
 - Vice-Prefeito Danilo L. De Guzman
Área
 - Total 21,26 km²
População
 - Total 305 576
    • Densidade 14 373/km2 
Sítio Mandaluyong


Mandaluyong (em filipino: Lungsod ng Mandaluyong) é uma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Manila nas Filipinas. É delimitada no oeste do país pelo capital, Manila, a norte da cidade de San Juan, a leste por Cidade Quezon e Cidade de Pasig, e por cidade de Makati ao sul. Atualmente, os seus apelidos são de "cidade tigre das Filipinas", do "coração região metropolitana de Manila" e de "o capital dos shopping centers das Filipinas ".

Mandaluyong está situada no centro da região metropolitana de Manila. Entre as muitas atrações da cidade é o oeste da metade do centro das Ortigas, um dos principais centros de negócios e comércio na metrópole (a metade oriental está em Pasig). Encontrado dentro do Mandaluyong parte do centro das Ortigas tem a principal sede do Banco Asiático de Desenvolvimento e da sede de San Miguel Corporation, a maior companhia de bebidas e alimentos do sudeste asiático. Localizado também no centro das Ortigas é o Shangri-La Plaza, compreendendo o Edsa Shangri-La Manila, o São Francisco Torres (um das mais altas torres nas Filipinas quando construído) e Shangri-La Plaza, adjacente ao SM Megamall, um dos maiores shoppings na Ásia e no principal centro comercial da maior cadeia de shoppings no país, pode ser encontrado aqui, assim como EDSA Central e o Estrela Center. A Shaw Boulevard Estação do MRT é um centro comercial em si, além do fato de que a estação está ligado a outros três shoppings (Star Mall, Shangri-La Plaza e ao recém-restaurado EDSA Central). O famoso laboratório da fábrica, que foi UniLab está localizado aqui.

Entre os locais, Mandaluyong é frequentemente usado em piadas pertencente a uma pessoa da saúde mental (por exemplo, uma pessoa cujo bem-estar mental é suspeito é frequentemente rotulada como proveniente de Mandaluyong, o curso piada "sa loob o sa labas?, O que traduz, Significa "dentro ou fora?"). Isso porque o Centro Nacional para a Saúde Mental é encontrado na cidade.

Origem[editar | editar código-fonte]

Mandaluyong obteve seu nome do tagalo o que significa muitos e daluy o que significa fluir. Isto é, em referência aos muitos altos gramíneas que usada para crescer na área, as gramíneas parecia "fluxo" no vento.

Outra possível origem é da palavra "daluyong", o que significa maremotos ou um lugar de ondas. Isso talvez pertençam ao Rio Pasig que atravessa a cidade de Mandaluyong.

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre as Filipinas é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.