Manfred Bukofzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manfred Bukofzer
Nome completo Manfred Fritz Bukofzer
Nascimento 27 de março de 1910
Oldemburgo, Baixa Saxônia, Alemanha (ex-Império Alemão)
Morte 7 de dezembro de 1955 (45 anos)
Berkeley, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade alemão e norte-americano
Etnia judeu
Cônjuge Ilse Kämmerer
Educação Universidade de Heidelberg
Alma mater Universidade da Califórnia em Berkeley
conservatório Stern
Ocupação musicólogo

Manfred Bukofzer (Oldemburgo, 27 de março de 1910Berkeley (Califórnia), 7 de dezembro de 1955) foi um humanista e musicólogo teuto-estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bukofzer estudou na Universidade de Heidelberg e no Conservatório Stern em Berlim, mas deixou a Alemanha em 1933, quando foi para a Universidade de Basileia, Suíça, onde concluiu seu doutorado. Mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e lecionou na Universidade da Califórnia, Berkeley de 1941 até o ano do seu falecimento.

Bukofzer é mais conhecido pela sua contribuição como historiador musical, particularmente do período barroco. Seu livro "Music in the Baroque Era" ainda é uma das obras de referência sobre o assunto, embora alguns historiadores contemporâneos considerem que ela possui uma tendência germânica; por exemplo, pelo fato minimizar a importância da Ópera (gênero musical italiano) durante o desenvolvimento do estilo no século XVII.

Além da música barroca, Bukofzer também era um especialista em música inglesa e em teoria musical do século XIV ao XVI. Seus outros interesses acadêmicos incluíam o jazz e a etnomusicologia.

Seleção de obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sydney Robinson Charles. "Manfred F. Bukofzer", The New Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie (Londres: Macmillan, 1980), III, 429-430.
  • David D. Boyden, In Memoriam: Manfred F. Bukofzer (1910-1955), The Musical Quarterly, Vol. 42, Nº. 3 (julho de 1956), pág. 291-301.