Mangabeira (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa-JP-Mangabeira.png
Zona Zona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 75,988
    • Densidade 7.462,78/km2 
 - Urbana 75,988
 - Rural 0
 - Homens 35,844
 - Mulheres 40,144
Fonte: Não disponível

Mangabeira é um bairro da cidade de João Pessoa localizado na Zona Sul da cidade[1] , foi fundado em 23 de abril de 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. O mangabeirense muitas vezes tem origem no ascendente sertânico transplantado para zona da Mata e por isso carrega ainda o vigor dos seus ancestrais; um povo lutador que ergueu o maior bairro da zona Sul e de toda a cidade, com uma das principais avenidas de comércio popular.

Características[editar | editar código-fonte]

Mangabeira localiza-se na Zona Sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O bairro é subdividido em oito partes, numeradas do I (um) ao VIII (oito),[2] abrigando diferentes classes sociais, sendo Mangabeira 8 o maior em território entre a divisão feita. Ocupa uma área de 1.079 hectares e os números conferem ao bairro grande importância política e econômica. É um bairro vocacionalmente comercial, ficando atrás apenas do centro da cidade em quantidade de comércio e serviços. É também o bairro mais populoso de João Pessoa, abrigando aproximadamente 100.000 [3] habitantes em 17.259 domicílios. Se fosse considerado uma cidade, o bairro seria a 4ª maior da Paraíba.

O Bairro inicia-se no colégio CAIC Damásio Franca e Percorre até metade da Ladeira Conhecida como "Ladeira Valentina/Mangabeira" e na outra dimensão segue a leste do sítio da Laranjeiras até próximo do novo Centro de Convenções de João Pessoa.

A denominação Mangabeira originou-se de uma fazenda que cultivava mangaba.

Possui 33 escolas, cinco praças, uma feira livre e o 2° maior mercado público da cidade (atrás apenas do Mercado Central) e a 2ª maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira (principal, dentre as três do Bairro).

Possui mais de 12 Escolas Particulares, dentre elas: Integração Corujinha, QI e Sistema de Ensino Decisão.

Na área de saúde há o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha) e o Hospital Materniade Santa Maria,duas Farmácias Populares e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O bairro possui 26 Unidades de Saúde da Família.

Estão Presentes no bairro sedes de importantes como: A sede Norte-Nordeste da Unimed, uma Subprefeitura, a Academia de Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro, Unidade Prisional de Segurança Média e Máxima, Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Escola Técnica Estadual, Casa da Cidadania, ESPEP além de estarem sendo construídos 2 restaurantes populares no bairro.

Postos de Serviços do Bairro.

  • Possui um Portal de Notícia: Chamado Portal Mangabeira www.portalmangabeira.com.br
  • Possui Agências Bancárias: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco, Itaú (Duas agências) e Banco Popular do Brasil (Breve agência do HSBC no principal corredor do bairro).
  • Possui Caixas Eletrônicos: Banco do Brasil, Santander, Itaú e 5 caixas eletrônicos Banco24Horas espalhados pelo bairro.
  • Possui quatro casas lotéricas da Caixa, nas zonas Norte (proximidade ao bairro dos Bancários, Centro (arredores do Mercado Público), corredor próximo ao Complexo Hospitalar Ortotrauma e Sul (áreas correspondentes às proximidades da 9ª DD) do bairro.
  • Há em Mangabeira: um distrito industrial, lojas de Informática, locadoras, lojas comerciais, lojas de móveis, perfumarias, imobiliárias, sorveterias, pizzarias, lanchonetes, restaurantes, lan houses, postos de gasolina, escolinhas de futebol e futsal, Ginásios Poliesportivos, estádio de futebol (Mangabeirão), agências bancárias, concessionárias de veículos, oficinas mecânicas, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas, óticas, casa de festas, feira livre, cartórios, Fórum, cemitério particular e um shopping center - Mangabeira Shopping.
  • E ainda abriga uma grande quantidade de lojas de nível nacional no comércio bairro, sendo alguma delas: Lojas Maia/Magazine Luiza, Insinuante, Cacau Show, Eletroshopping, Rabelo, Laser Eletro, Ortobom, a rede mexicana Elektra, Armazém Paraíba, 02 lojas Atacadão dos Eletros, Credmóveis Novo Lar, O Boticário, Hering, Arezzo, Glamour Noivas, Emmanuelle, Cattan, Honda, 03 lojas Thiago Calçados, Esposende, CasaPio, Colombo, 02 Farmácias Pague Menos, 02 Farmácias Permanente, Redepharma, Óticas Diniz, entre outros de nível regional.

É um bairro razoavelmente bem servido de linhas de ônibus, sendo:

  • 4 linhas atendendo à Av. Josefa Taveira e Mangabeira IV: 301, 2514, 5206 e 5600
  • 4 linhas atendendo à Av. Alfredo Ferreira da Rocha (mais conhecida como "Mangabeira por dentro") e Mangabeira III: 303, 2515, 5210 e 5605
  • 4 linhas atendendo ao Cidade Verde II (Patrícia Tomaz), Mangabeira VIII e Mangabeira VII: 302, 2509, 5209 e 5603
  • 2 linhas atendendo ao Cidade Verde (Conjunto do Ipep), Mangabeira VIII e Mangabeira VII: 3507 e 5307
  • 1 linha atendendo a Mangabeira VII e a Mangabeira "por dentro": 203

Também trafegam em Mangabeira as circulares 1500/2300/3200/5100, as linhas da Penha (207/508/2307/3207/I007) e a intermunicipal 5305 (Jacumã via PB-008), além da I008 (Muçumagro/Nova Mangabeira) que possui o seu ponto de retorno no terminal da 301.

Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.

Mangabeira Shopping[editar | editar código-fonte]

Inaugurado no dia 30 de novembro de 2014, o Mangabeira Shopping é resultado de um mix de 212 lojas, sendo 17 âncoras. São 112 mil metros quadrados de área construída e cerca de 3 mil vagas de estacionamento.[1] O empreendimento custou cerca de R$ 500 milhões.[2] O Mangabeira Shopping vem como uma proposta de mudar o rumo do bairro de Mangabeira de vez, também a zona sul, fazendo crescer intensivamente em todos os sentidos.

Notas e referências