Mangabeira (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Mapa-JP-Mangabeira.png
Zona Zona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 75,988
    • Densidade 7.462,78/km2 
 - Urbana 75,988
 - Rural 0
 - Homens 35,844
 - Mulheres 40,144
Fonte: Não disponível

Mangabeira é um bairro da cidade de João Pessoa localizado na Zona Sul da cidade[1] , foi fundado em 23 de abril de 1983 com o nome Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity. O mangabeirense muitas vezes tem origem no ascendente sertânico transplantado para zona da Mata e por isso carrega ainda o vigor dos seus ancestrais; um povo lutador que ergueu o maior bairro da zona Sul e de toda a cidade, com uma das principais avenidas de comércio popular para as classes medias B e C.

Características[editar | editar código-fonte]

Mangabeira localiza-se na Zona Sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. O bairro é subdividido em oito partes, numeradas do I (um) ao VIII (oito),[2] abrigando diferentes classes sociais, sendo Mangabeira 8 o maior em território entre a divisão feita. Ocupa uma área de 1.079 hectares e os números conferem ao bairro grande importância política e econômica. É um bairro vocacionalmente comercial, ficando atrás apenas do centro da cidade em quantidade de comércio e serviços. É também o bairro mais populoso de João Pessoa, abrigando aproximadamente 100.000 [3] habitantes em 17.259 domicílios. Se fosse considerado uma cidade, o bairro seria a 4ª maior da Paraíba.

O Bairro inicia-se no colégio CAIC Damásio Franca e Percorre até metade da Ladeira Conhecida como "Ladeira Valentina/Mangabeira" e na outra dimensão segue a leste do sítio da Laranjeiras até próximo do novo Centro de Convenções de João Pessoa, ainda em construção.

A denominação Mangabeira originou-se de uma fazenda que cultivava mangaba.

Possui 33 escolas, cinco praças, uma feira livre e o 2° maior mercado público da cidade (atrás apenas do Mercado Central) e a 2ª maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira (principal, dentre as três do Bairro).

Possui mais de 12 Escolas Particulares, dentre elas: Integração Corujinha, QI e Sistema de Ensino Decisão.

Na área de saúde há o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha) e o Hospital Materniade Santa Maria,duas Farmácias Populares e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O bairro possui 26 Unidades de Saúde da Família.

Estão Presentes no bairro sedes de importantes como: A sede Norte-Nordeste da Unimed, uma Subprefeitura, a Academia de Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro, Unidade Prisional de Segurança Média e Máxima, Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Escola Técnica Estadual, Casa da Cidadania, ESPEP além de estarem sendo construídos 2 restaurantes populares no bairro.

Postos de Serviços do Bairro.

  • Possui um Portal de Notícia: Chamado Portal Mangabeira www.portalmangabeira.com.br
  • Possui Agências Bancárias: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco, Itaú (Duas agências) e Banco Popular do Brasil (Breve agência do HSBC no principal corredor do bairro).
  • Possui Caixas Eletrônicos: Banco do Brasil, Santander, Itaú e 5 caixas eletrônicos Banco24Horas espalhados pelo bairro.
  • Possui quatro casas lotéricas da Caixa, nas zonas Norte (proximidade ao bairro dos Bancários, Centro (arredores do Mercado Público), corredor próximo ao Complexo Hospitalar Ortotrauma e Sul (áreas correspondentes às proximidades da 9ª DD) do bairro.
  • Há em Mangabeira: um distrito industrial, lojas de Informática, locadoras, lojas comerciais, lojas de móveis, perfumarias, imobiliárias, sorveterias, pizzarias, lanchonetes, restaurantes, lan houses, postos de gasolina, escolinhas de futebol e futsal, Ginásios Poliesportivos, estádio de futebol (Mangabeirão), agências bancárias, concessionárias de veículos, oficinas mecânicas, clínicas médicas, clínicas oftalmológicas, óticas, casa de festas, feira livre, cartórios, Fórum, cemitério particular e brevemente um shopping center - Mangabeira Shopping - em conclusão etc.
  • E ainda abriga uma grande quantidade de lojas de nível nacional no comércio bairro, sendo alguma delas: Lojas Maia/Magazine Luiza, Insinuante, Cacau Show, Eletroshopping, Rabelo, Laser Eletro, Ortobom, a rede mexicana Elektra, Armazém Paraíba, 02 lojas Atacadão dos Eletros, Credmóveis Novo Lar, O Boticário, Hering, Arezzo, Glamour Noivas, Emmanuelle, Cattan, Honda, 03 lojas Thiago Calçados, Esposende, CasaPio, Colombo, 02 Farmácias Pague Menos, 02 Farmácias Permanente, Redepharma, Óticas Diniz, entre outros de nível regional.

Mangabeira abriga templos religiosos dedicados aos Católicos, Evangélicos, Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Espíritas, Cultos afro-brasileiros e outros.

Movimento Separatista[editar | editar código-fonte]

Alguns vereadores eleitos pelo bairro de tempos em tempos insistem na necessidade da emancipação do bairro a condição de município, pois isso supostamente alavancaria o desenvolvimento de toda a região, já que acusam a zona norte e zona leste onde se concentram as principais figuras da cidade de descaso para com a zona sul meridional e zona oeste, já que a maior parte dos representantes da cidade vivem de frente pro mar na zona leste alheios ao que ocorre no restante da urbe e no máximo vão até seus trabalhos nas principais vias da zona norte sem sequer passar pela zona sul, oeste ou mesmo zonas menos abastadas da região norte setentrional e idem partes da zona leste renegadas a exemplo do Bairro São José e comunidade do Timbó Oriental etc.

Notas e referências