Manguinhos (Serra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Manguinhos (Espírito Santo))


Manguinhos
  Bairro do Brasil  
Vista da praia de Manguinhos
Vista da praia de Manguinhos
Vista da praia de Manguinhos
Localização
Mapa
Mapa de Manguinhos
Coordenadas 20° 11' 22" S 40° 11' 29" O
Unidade federativa  Espírito Santo
Município Serra


Manguinhos é balneário bucólico, conhecido por sua pequena vila de pescadores, situada no município da Serra, a cerca de 20 km de Vitória, no estado do Espírito Santo.

O ponto de encontro do balneário é uma praça no centro mais antigo do povoado, onde há uma feira de artesanato e culinária (fins de semana e feriado), e onde ocorrem os principais shows e eventos. Dentre estes eventos, os mais conhecidos são a Festa de São Sebastião (Janeiro), o Banho de Mar à Fantasia (no Carnaval), Manguinho´s Jazz & Blues Festival (festival de música) e Manguinhos Gourmet (festival gastronômico.).

Manguinhos também conta com vários restaurantes que atendem os turistas e nativos, tradicionalmente especializados na culinária capixaba (moquecas capixabas e outros pratos típicos).

Na praça também há um local para a venda de pescado, assim que chegam de pequenos barcos pesqueiros. Este fica abaixo de grandes e sombrosas castanheiras.

Antigamente possuía vários quiosques ao longo das praias e uma via que dava acesso a carros. Com a revitalização, os quiosques foram retirados e a rua foi substituída por um calçadão exclusivo para pedestres, ficando apenas os restaurantes que atendem a região. Essa mudança contribuiu para que o local preserve o bucolismo das praias (Chaleirinha, Prainha e Ponta dos Fachos).

Em 2015, a preocupação ambiental em relação à preservação da restinga levou ao isolamento de alguns trechos da orla.

Ver também[editar | editar código-fonte]