Mansão Safra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio Safra
Mansão Safra
Tipo Residência particular
Estilo dominante BEAUX-ARTS
Proprietário atual Vicky Safra
Dimensões
Número de andares 5
Área por andar 2000 metros
Geografia
País Brasil
Coordenadas 23° 34' 41" S 46° 42' 25" O

A Mansão Safra de propriedade de Vicky Safra, viúva do banqueiro Joseph Safra, libanês naturalizado brasileiro, que, segundo a revista norte-americana Forbes, no momento de sua morte, era o banqueiro mais rico do mundo.

A propriedade, localizada no bairro do Morumbi em São Paulo, foi construída no mesmo terreno que abrigou a mansão do empresario Ermelino Matarazzo, a arquitetura da mansão foi inspirada na do Palácio de Versalhes projetada pelo arquiteto francês Alain Raynaud e decorada por Mica Ertegun (MAC II - New-york), tem projeto paisagístico de Roberto Burle Marx e projeto de iluminação da arquiteta brasileira Esther Stiller, uma das mais importantes profissionais da área de iluminação do mundo.

A Mansão Safra custou cerca de U$ 11 milhões de dólares para ser construída. Hoje está avaliada em mais de R$ 100 milhões de reais, sendo a segunda casa mais cara do brasil, perdendo apenas para a mansão do banqueiro Edemar Cid Ferreira, que se localiza na mesma rua que a Mansão Safra, devido a Joseph Safra ser um homem muito conservador da sua intimidade e de sua família e muito preocupado com questões de segurança, nunca deu uma festa em sua residencia, somente familiares e amigos muito próximos podem entrar na propriedade, durante a construção da residencia, ele mandou que fosse erguida uma tenda em cima da construção para que ninguém nem mesmo pessoas que passassem de helicóptero pelo local pudessem ver a disposição dos cômodos da mansão durante sua construção, é considerada a residencia mais segura do Brasil alem de ter os mais modernos sistemas de segurança a casa é protegida por um batalhão de ex-agentes do Mossad.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O imóvel tem mais de 100 cômodos, possui 5 andares, nove elevadores, um heliponto no telhado da mansão e uma piscina olímpica, a area do terreno onde se encontra a casa tem mais de 22.000 m² a área construída é de 11.000 m².

Referências

  1. «Os templos danova riqueza - Arquivo VEJA». web.archive.org. 13 de maio de 2012. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.