Mansfield Town Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mansfield Town
Nome Mansfield Town Football Club
Alcunhas Amarelos, Os Veados
Fundação 1897
Estádio Field Mill
Capacidade 10,000
Presidente Inglaterra Carolyn Redford
Treinador Inglaterra Paul Cox
Competição Conference National
Kit left arm.png Kit body zurich0708a.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body cluj0708h.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

O Mansfield Town Football Club é um clube de futebol da cidade de Mansfield, em Nottinghamshire, Inglaterra. Atualmente joga na [[Conferência Nacional |Conferência Nacional]]

O clube joga no estádio Field Mill, em Mansfield, com capacidade para 10,000 torcedores. É conhecido como Os amarelos pela cor âmbar do seu uniforme ou por Os veados, devido ao seu mascote, presente inclusive na bandeira do clube.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1897, com o nome de Mansfield Wesleyans, tendo adotado o nome atual, Mansfield Town, em 1910. Em 1919 o clube passou a jogar em Field Mill, que é seu estádio até hoje.

Em 1931-32 o clube conseguiu ser eleito para a Liga Inglesa, aonde passou praticamente toda sua história jogando na atual League Two ou na League One.

O grande ponto de sua história ocorreu na temporada 1964-65, quando eliminaram o West Ham da Copa da Inglaterra. A equipe londrina teria 3 jogadores atuando na seleção inglesa campeã da Copa do Mundo no ano seguinte. Apesar de eliminar um gigante, o Mansfield Town perdeu para o Leicester City, nas quartas de final.

O sucesso nos Anos 80[editar | editar código-fonte]

Os anos 80 foram os mais vitoriosos da história do clube. Sendo treinado por Dave Smith e tendo o atacante Ray Clarke como ídolo, o clube venceu a League Two em 1974-75 e logo depois, em 1986-87 conseguiu o título da Terceira Divisão e a sonhada promoção para a Segunda divisão. Foi a única vez em sua história que a equipe jogou a Segunda Divisão.

Declínio[editar | editar código-fonte]

Voltando a ser apenas um coadjuvante nas divisões inferiores da Liga Inglesa, o Mansfield Town conseguiu o título da League Trophy em 1987, tendo jogado sua única partida em Wembley contra o Bristol City, na final do torneio.

Durante os anos 90 o clube foi rebaixado de volta para a League Two e por lá ficou muitos anos, tendo conseguido a promoção apenas em 2001-02, mas foi rebaixado novamente logo na primeira temporada na League One.

Em 2007-08 a equipe, depois de 77 anos, perdeu o seu status de clube da Liga Inglesa, ao ser rebaixado pela primeira vez para o Conference National.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Os principais adversários do Mansfield Town são seus vizinhos em Nottinghamshire, entre eles o Notts County, Nottingham Forest, Lincoln City e Chesterfield. A rivalidade com o Notts County cresceu nos últimos anos principalmente porque as duas equipes passaram muitos anos jogando juntas na League Two.

Títulos[editar | editar código-fonte]

League One - 1976-77

League Two - 1974-75

League Trophy - 1986-87