Manteiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um pacote de manteiga

A manteiga é um produto do leite[1], batido até se transformar numa emulsão de água em gordura, que pode ser usada, por exemplo, sobre fatias de pão ou bolachas, ou ainda para cozinhar.

Manteiga é o nome dado de forma exclusiva ao alimento obtido do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é manteiga de mais o nome do animal de origem. É produzida onde há atividade pecuária, e as suas origens são antiquíssimas, datando seguramente da pré-história[2].

A manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.

Constitui-se como um alimento muito gordo, rico em gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo que é recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Salvo especiais condições de saúde, é compatível com uma dieta sã e equilibrada e é fácil de digerir apesar do seu conteúdo em gordura.

Tipos de manteiga

Existem vários tipos de manteiga, mas podem distinguir-se basicamente dois:

  • Manteiga ácida: antes da acidificação da nata (método tradicional).
  • Manteiga doce: depois da acidificação da nata.

Pode juntar-se sal ou não, obtendo manteiga salgada ou doce segundo o caso (a salgada conserva-se melhor). Pode elaborar-se a partir do leite de muitos animais, sendo os mais habituais no mundo ocidental a ovelha, a vaca e a cabra (não é possível obter manteiga a partir de leite de camela).

Ver também

Referências

  1. «Manteiga». Queijos no Brasil. Consultado em 4 de agosto de 2015 
  2. «Origem da Manteiga». Sabor da Serra. Consultado em 4 de agosto de 2015 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Manteiga
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.