Manteiga de garrafa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manteiga de garrafa pronta para a comercialização.

A manteiga de garrafa[nota 1] é um tipo de manteiga que se mantém líquida em temperatura ambiente. É comercializada em garrafas e é um produto típico e muito consumido no Nordeste do Brasil.[1] [2] [3]

Características[editar | editar código-fonte]

O produto é obtido pelo cozimento do creme de leite bovino até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata. Após feita, pode ser consumida em até dois meses.

Apresenta aroma delicado e sabor característico (levemente rançoso), sendo utilizada como ingrediente de diversos pratos regionais, ou mesmo como um acompanhamento de carne de sol, macaxeira e feijão-verde. Ela é também usada na produção do queijo-manteiga.

Sua fabricação é em grande parte artesanal, sendo a comercialização predominantemente informal, como em feiras, pequenos pontos de comércio e propriedades rurais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Pode receber também as denominações manteiga da terra, manteiga de gado, manteiga do sertão ou manteiga nordestina

Referências

  1. MBROSIO, Carmem Lygia Burgos; GUERRA, Nonete Barbosa; MANCINI FILHO, Jorge. Características de identidade, qualidade e estabilidade da manteiga de garrafa — parte I. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos [online]. 2001, vol.21, n.3. Página visitada em 07/2012.
  2. AMBROSIO, Carmem Lygia Burgos; GUERRA, Nonete Barbosa; MANCINI FILHO, Jorge. Características de indentidade, qualidade e estabilidade da manteiga de garrafa — parte II. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos [online]. 2003, vol.23, n.3. Página visitada em 07/2012.
  3. Carolina Miranda (18/05/2006). Já experimentou manteiga de garrafa?. Programa Mais Você, Globo Comunicações e Participações S.A. Página visitada em 07/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.