Manuel Augusto Pereira e Cunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Manuel Augusto Pereira e Cunha
Manuel Augusto Pereira e Cunha
Manuel Augusto Pereira e Cunha.
Nascimento 1855
Morte 19 de janeiro de 1937
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Ocupação político
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Manuel Augusto Pereira e Cunha (Mondim de Basto, Atei, 1855 - Mondim de Basto, Atei, 19 de janeiro de 1937), fidalgo da Casa de Barreiros,[1] foi um jurista e político influente nos últimos anos da monarquia. Nascido na freguesia de São Pedro de Atei, Mondim de Basto, no seio de uma família da nobreza rural, Pereira e Cunha evidenciou-se curiosamente num período muito conturbado da História de Portugal, entre o ultimato inglês e a implantação da República. Foi governador civil da Horta, Santarém, Faro, Porto e Lisboa.[2]

Na capital, conseguiu a disciplinação do Carnaval, ao passo que recusou sempre a pasta de ministro, apesar dos convites. Para além de chefe da repartição da Direcção Geral da Administração Política e Civil do Ministério do Reino, então cargo atribuído às pessoas da mais alta confiança, foi ainda nomeado secretário-geral do Ministério do Interior e Par do Reino.

Quando se esperava que o Conselheiro viesse a ocupar um cargo de ainda maior importância no panorama político português, Pereira e Cunha decide mudar de rumo, parte para o Egipto, onde Presidiu ao Tribunal Internacional de Alexandria (Egipto), recebeu o título de Sir e de Grande Oficial da Ordem do Nilo pelos reis Eduardo VII e Victoria de Inglaterra e foi nomeado cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica, em Espanha.

Pereira e Cunha estava para D. Carlos como o padre Vítor Melícias para o antigo primeiro-ministro António Guterres. Quando o monarca morreu assassinado em 1908, a rainha D. Amélia deixou uma frase célebre: "Se o Pereira cá estivesse, não tínhamos feito esta viagem [Vila Viçosa-Lisboa]". Junto da sepultura do conselheiro estão, aliás, os retratos do casal régio, que lhe entregou as Comenda e Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa em 1903 como gratidão do verdadeiro e fiel monarquismo que Pereira e Cunha revelava.

A corte, os políticos, os senhores procuravam-no nos momentos mais críticos do país; o seu parecer era indiscutível e a vida avessa a honras e títulos que se sabe ter rejeitado. Como jurista no Egipto (1903-1925) e aí líder do Tribunal Internacional (1918-25), o ilustre de S. Pedro de Atei "nunca teve uma decisão sua alvo de recurso". A dedicação e sapiência valeram-lhe ainda as medalhas de Comendador e Grã-Cruz das ordens militares de Cristo e de Avis.

Faleceu no dia 19 de Janeiro de 1937 com 82 anos em Atei, Mondim de Basto, na sua Casa de Barreiros.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político português é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.