Manuel Correia de Bastos Pina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

D. Manuel (III) Correia de Bastos Pina nasceu a 19 de Novembro de 1830, na freguesia de Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis, em Portugal e foi baptizado a 26 do mesmo mês. Era conde de Arganil e foi Bispo de Coimbra de 1872 a 1913, ano em que ele faleceu.

Santuário de Nossa Senhora de Lurdes em Carregosa[editar | editar código-fonte]

A faceta mariana deste Bispo católico revela-se também no santuário que mandou construir junto à sua residência familiar, na Quinta da Costeira, em Carregosa. O santuário evoca a Nossa Senhora de Lurdes, e teve a sua inauguração no dia 31 de Agosto de 1902, estando presentes o núncio apostólico e vários prelados portugueses, entre os quais pelo menos cinco bispos. Esta cerimónia foi presidido pelo então Bispo do Porto, D. António José de Sousa Barroso. Perante milhares de peregrinos, houve indulgências e graças apostólicas concedidas pelo Papa Leão XIII.