Manuel Gómez Pedraza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Manuel Gómez Pedraza

Manuel Gómez Pedraza y Rodríguez (Querétaro, 1789 ou 1790 - Cidade do México, 14 de Maio de 1851), foi um político e militar mexicano tendo sido presidente do México no período (1832-1833). Ocupou ainda em diversas ocasiões os cargos de ministro da guerra e ainda das relações exteriores. No início da guerra da independência combateu no lado realista, tendo participado na captura de José María Morelos, em 1815. Mais tornou-se um defensor dessa mesma independência.

Foi eleito presidente do México em 1828, mas impedido de assumir o cargo devido a um golpe de estado que conduziu Vicente Guerrero à presidência. Nesta altura exila-se nos Estados Unidos e França regressando ao país passados poucos anos.

Precedido por
Melchor Múzquiz
Presidente do México
26 de Dezembro de 1832 - 1 de Abril de 1833
Sucedido por
Valentín Gómez Farías
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.