Manuel Gomes de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão dos barões do Amparo[1]

Manuel Gomes de Carvalho, primeiro barão do Amparo, (São Tiago de Amorim, 21 de fevereiro de 1788Barra Mansa, 25 de maio de 1855) foi um fazendeiro e militar português naturalizado brasileiro, tendo sido proprietário de diversas propriedades na região do Vale do Paraíba Fluminense, tais como a fazenda Sant'ana do Turvo.

Recebeu a patente de tenente-coronel do Corpo de Cavalaria das Milícias. Manuel veio ao Brasil com treze anos de idade para ser criado por parentes; os pais, Matias Gomes de Carvalho e Mariana Josefa Martins, permaneceram em Portugal.

Foi-lhe concedido o título de Barão do Amparo no dia 17 de janeiro de 1853, por decreto imperial, tendo sido o primeiro portador desse título nobiliárquico. Faz referência à serra do Amparo, localizada no distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa (antigamente Amparo da Barra Mansa), região onde ele possuía terras.

Manuel recebeu também a comenda da Imperial Ordem de Cristo.

Família[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Francisca Bernardina Leite (São João del Rei, 15 de abril de 1812 - 15 de outubro de 1875), neta do influente Sargento-Mor José Leite Ribeiro, com quem teve quatro filhos:

Fazenda Santana do Turvo[editar | editar código-fonte]

Construída em 1826, pelo primeiro barão do Amparo, a Fazenda Sant'ana do Turvo foi a maior produtora de café da região. Na época, ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir, anualmente, 180 mil arrobas de café. O casarão, em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural brasileira do século XIX, contando com doze quartos, três salões, entre outras dependências[2].

Referências[editar | editar código-fonte]