Manuel da Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel da Cruz
Manuel da Cruz
Nascimento 5 de fevereiro de 1690
Ordem
Morte 3 de janeiro de 1764
Mariana
Cidadania Reino de Portugal
Alma mater
Ocupação padre, diácono, bispo católico
Religião Igreja Católica

Dom Frei Manuel Ferreira Freire da Cruz O. Cist. (Ordem (Lousada), 5 de fevereiro de 1690Mariana, 3 de janeiro de 1764) foi um prelado católico português, bispo da diocese de São Luís (1739-1747) e o primeiro bispo de Mariana (1748-1764). Doutor em teologia pela Universidade de Coimbra em 1726, foi nomeado lente da mesma em 1728, por Dom João V. Foi mestre de noviços do Real Mosteiro de Alcobaça até ser nomeado para a diocese do Maranhão.

Foi nomeado para a diocese de Mariana em 1748. Sua viagem até Minas Gerais para assumir a diocese durou um ano e três meses, de barco, a cavalo e a pé, perfazendo quatro mil quilômetros. Essa jornada ficou celebrizada pelo livro Aureo Throno Episcopal, de autoria provável do cônego Francisco Ribeiro da Silva, que o fez editar.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Áureo Trono Episcopal». Revista Mariana Histórica e Cultural. 27 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 22 de junho de 2021. Aureo Throno Episcopal, Collocado na Minas do Ouro, ou Noticia Breve do novo Bispado Marianense, da sua felicissima posse, e pomposa entrada do seu meritissimo, primeiro Bispo, e da jornada, que fez do Maranhão, o Excelentissimo, E Reverendissimo Senhor D. Frei Manoel da Cruz, Com a collecção de algumas obras Acadenmicas, e outras, que se fizerão na dita função, Author Anonymo, Dedicado ao Illustrissimo Patriarca S. Bernardo, E dado a luz por Francisco Ribeiro da Silva, Clerigo Presbytero e Conego danova Sé Marianense. Lisboa, Nas Officinas de Miguel Menescal da Costa, pressor do Santo Officio. Anno 1749. Com todas as licenças necessarias. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Giffoni, Luís (2008). Dom Frei Manoel da Cruz. Belo Horizonte: Pulsar. ISBN 978-85-98763-02-6 
  • Ávila, Affonso (2006). Resíduos Seiscentistas Em Minas: Textos do Século do Ouro e as Projeções do Mundo Barroco. 1 e 2. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.