Manuel de Falla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel de Falla
Manuel de Falla
Manuel de Falla
Informação geral
Nome completo Manuel de Falla y Matheu
Nascimento 23 de novembro de 1876
Origem Cádis
País Espanha
Gênero(s) Música clássica
Ocupação(ões) compositor, violonista
Instrumento(s) Guitarra clássica

Manuel de Falla y Matheu (Cádis, 23 de novembro de 1876Alta Gracia, 14 de novembro de 1946) foi um compositor espanhol.

Filho de um comerciante e de uma pianista, recebeu suas primeiras aulas de sua mãe, María Jesús Matheu. Ao final da década de 1890, estudou piano em Madri, com José Trago, e composição com Felipe Pedrell. Em 1899, por votação unânime, foi-lhe conferido o primeiro prêmio na competição de piano do seu conservatório e, nessa mesma época, começou a usar o "de" com seu primeiro sobrenome, fazendo "de Falla" o nome com o qual se tornaria famoso.

Foi por influência de Pedrell que de Falla tornou-se interessado na música espanhola, particularmente no flamenco andaluz (em especial o cante jonde), que se mostraria marcante em muitas de suas composições. Entre as obras iniciais há algumas zarzuelas, mas a primeira grande composição foi a ópera em um ato La Vida Breve escrita em 1905, embora revisada antes de sua estréia, em 1913.

De Falla tentou - em vão - impedir o assassinato de seu amigo Frederico García Lorca, em 1936. Após a vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, de Falla emigrou para Argentina, onde viria morrer. Em 1947, seus restos mortais foram levados para a Espanha e seus despojos enterrados na Catedral de Cádis. Uma das homenagens à sua memória é a Cátedra de Música Manuel de Falla na Faculdade de Filosofia e Letras na Universidade Complutense de Madri.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.