Manuel de Meneses, Bispo de Lamego e Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel de Meneses
Bispo da Igreja Católica
Bispo do Algarve
Info/Prelado da Igreja Católica
D. Manuel de Meneses, Sala do Exame Privado, Universidade de Coimbra.
Ordenação e nomeação
Ordenação episcopal 1920
Bispo do Algarve
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Tavira, Portugal
1871
Morte Faro, Portugal
3 de dezembro de 1955 (84 anos)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Manuel de Meneses, pela grafia arcaica Manoel de Menezes, natural de Lisboa, foi prior, reitor da Universidade de Coimbra (5 de Dezembro de 1556 - 15 de Novembro de 1557)[1], Deão de Capela Real (1558), bispo de Lamego (1570) e de bispo de Coimbra (1573)[2], além de conde de Arganil como era uso no seu tempo para o referido cargo eclesiástico.

O oitocentista Jornal de Coimbra[3] e ao qual mais tarde Fortunato de Almeida, na sua "História da Igreja em Portugal" acrescenta algumas datas, diz que além desses cargos: pertencia ao Conselho Geral do Santo Ofício desde 14 de Junho de 1569, e em 13 de Junho 1578 foi nomeado por bula do Papa Gregório XIII coadjutor e futuro sucessor do Cardeal Infante D. Henrique no ofício de Inquisidor Geral do Reino, que não chegou a exercer, porque faleceu pouco depois em África, na batalha de Alcácer Quibir (em 4 de Agosto de 1578), aonde acompanhara el-rei D. Sebastião na qualidade de Enfermeiro-Mor".

Dados históricos

Era filho de D. Antão de Almada, 3.º conde de Avranches e de Maria de Meneses.

Após o exercício de prior de Santa Maria Madalena de Montemor-o-Velho, reitor em Coimbra e logo após a morte de D. João III de Portugal deslocou-se a Lisboa e foi nomeado pela rainha regente, D. Catarina, para ser Deão da sua capela real[4].

Fortunato de Almeida na mesma obra, na pg. 305, conta que: enquanto Bispo da Diocese de Lamego, Lamego, "fundou um colégio de oito clérigos que estudassem moral e rezassem o coro. - A cadeira de moral que fundou e dotou, era pública.

Este colégio foi pois dos primeiros seminários diocesanos fundados em virtude do que sobre o assunto tinha ficado resolvido no Concílio de Trento".

Referências

Bibliografia