María Consuelo Araújo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
María Consuelo Araújo
María Consuelo Araújo
Nascimento 18 de outubro de 1971
Valledupar
Cidadania Colômbia
Progenitores
  • Álvaro Araújo Noguera
Irmão(ã)(s) Álvaro Araújo Castro, Sergio Araújo Castro
Alma mater
  • Universidad Externado de Colombia
Ocupação política, diplomata

María Consuelo Araújo Castro (Valledupar, 1971) é uma política e diplomata colombiana. Foi Ministra das Relações Exteriores do governo do Presidente Álvaro Uribe, de 7 de Agosto de 2006 a 19 de Fevereiro de 2007. Foi anteriormente Ministra da Cultura de 7 de Agosto de 2002 até 7 de Agosto de 2006.

Araújo vem de uma família do departamento de Cesar muito ligada à política. O seu pai, Álvaro Araújo Noguera, fez parte do governo do presidente Alfonso López Michelsen, e o seu irmão, Álvaro Araújo Castro, é senador e líder do partido Alas Equipo Colombia.

Estudou Finanças e Relações Internacionais na Universidade Externado de Colombia e é especialista em Governo, Gestão e Assuntos Públicos pela Universidade de Columbia. Foi directora do Jardim Botânico José Celestino Mutis e do Instituto Distrital de Recreação e Desporto de Bogotá.

Durante o primeiro mandato do presidente Álvaro Uribe Vélez (2002 - 2006), Araújo foi Ministra de Cultura. Em 2006, após uma crise diplomática provocada pelos ex-presidentes Ernesto Samper e Andrés Pastrana, Araújo, que havia sido designada como futura embaixadora no México, foi nomeada chanceler.

Araújo é casada com o fotógrafo Ricardo Mazalán e tem uma filha, Susana, nascida em 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]