María Gabriela de Faría

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
María Gabriela
María Gabriela de Faría
María Gabriela para a revista Women's Health Mexico em 2017
Nome completo María Gabriela de Faría Chacón
Nascimento 11 de setembro de 1992 (31 anos)
Caracas, Venezuela
Nacionalidade venezuelana
Cônjuge Christian McGaffney (c. 2020)
Ocupação
Período de atividade 2000–presente
Carreira musical
Gênero(s) Pop
teen pop
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) Sony Music
Nickelodeon Records
Assinatura

María Gabriela de Faría Chacón (Caracas, 11 de setembro de 1992), é uma atriz e cantora venezuelana, mais conhecida por interpretar as personagens Isabella Pasquali na telenovela Isa TKM, e Franky Andrade na série Eu Sou Franky, ambas da Nickelodeon.[1][2][3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

María Gabriela de Faría nasceu em Caracas na Venezuela em 11 de setembro de 1992. É filha de Antonio de Faría e Gabriela Chacón e tem um irmão mais novo chamado Gabriel de Faría.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2002–2007: Primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Maria iniciou sua carreira trabalhando em campanhas publicitárias, teatro e atuando em telenovelas venezuelanas, no ano de 2002, com apenas 10 anos de idade, conseguiu o papel de Marifé na telenovela Trapos Íntimos, para depois trabalhar em La Señora de Cárdenas (em 2003), Ser Bonita no Basta (em 2005) e a série juvenil Túkiti, Crecí de Una (em 2006), uma produção de RCTV, onde interpretou a protagonista Wendy, uma jovem apaixonada por seu melhor amigo Antonio, interpretado por Eugenio Keller; essa atuação foi reconhecida na entrega anual dos Premios Dos de Oro, destacando-a como Atriz Juvenil do Ano.

Em 2007, se destacou pela telenovela Toda Una Dama, atuando pela primeira vez ao lado de Reinaldo Zavarce, onde interpretou Helena Trujillo, uma jovem rebelde amante da música eletrônica, foi então que rumores sobre um relacionamento com Zavarce começaram a aparecer. Pouco depois, ainda em 2007, María foi uma das co-animadoras do espaço infantil La Merienda, também de RCTV.

Nesse momento, Maria Gabriela começou a se tornar atrativa por todos os meios de comunicação e foi solicitada pela Nickelodeon Latino-americana.

2008–2010: O fenômeno Isa TKM e Isa TK+[editar | editar código-fonte]

María se tornou conhecida fora da Venezuela quando atuou na telenovela Isa TKM, onde interpretou a protagonista Isabella Pasquali, uma jovenzinha carismática que teve que enfrentar problemas com o primeiro amor, Alex Ruiz (interpretado por Reinaldo Zavarce, com quem namorava na época) e buscar pelos seus verdadeiros pais, em uma história que combina humor, música e romance. A novela foi transmitida pela Nickelodeon Latinoamérica e produzida e gravada na Venezuela.[4]

María Gabriela em turnê de ISA TKM em Bogotá, fevereiro de 2010.

Isa TKM se tornou um êxito internacional instantâneo. Foi escrita pela novelista venezuelana Mariela Romero e dirigida por Arturo Manuitt. A Nickelodeon Latinoamérica tinha previsto apenas 75 capítulos da série, mas não esperavam que a novela teria uma excelente aceitação se convertendo na telenovela mais vista da América Latina superando todos os canais por assinatura e a canais de sinal aberto em cada país. Com o sucesso alcançado nos primeiros 75 episódios foi decidido colocar 25 episódios a mais que no final acabaram se tornando 30, totalizando 105 capítulos. Junto à série, María cantou profissionalmente pela primeira vez quando se uniu ao grupo musical Isa TKM, onde gravou o álbum La Fiesta Va a Empezar para a primeira temporada. Após o lançamento do disco, Maria saiu na primeira turnê de sua vida ao lado do grupo se apresentando em numerosos países da América Latina, inclusive o Brasil.

O primeiro disco da série foi um sucesso de vendas, proporcionando o 1° lugar em diversos países Latino-americanos sendo então certificado ouro na Venezuela e no Brasil. Junto a Reinaldo Zavarce, foi anfitriã dos MTV Latin America Awards, em 15 de outubro de 2009. Depois de seguir o sucesso de Isa TKM atingindo um dos melhores classificações no mundo transmitindo na América Latina, a Nickelodeon América Latina anunciou o lançamento de uma segunda temporada, promovido como Isa TK +, desta vez sendo gravada na Colômbia.[5] A segunda temporada estreou nível Hispano-Americana em 28 de setembro de 2009 e terminou oficialmente aprovada em 26 de março de 2010. Com a segunda temporada foi lançado o disco Sigo Al Corazón, que foi lançado em 25 de novembro de 2009. Mesmo com Isa TK+ sendo um sucesso, concordaram em não fazer uma terceira temporada para a trama, pois se tornaria muito grande já que somando os capítulos da primeira temporada com os da segunda (120) se totalizam 225 capítulos.[6]

Em janeiro de 2010, María Gabriela e Reinaldo Zavarce anunciaram a turnê intitulada "Isa Forever" associada aos álbuns La Fiesta Vá a Empezar e Sigo Ál Corazón de Isa TKM, para se despedirem da popular série de TV. A turnê começou no Brasil em 15 de abril de 2011, com apresentação em Belo Horizonte e se estendeu por vários estados do país.[7] Após isso. María tornou-se imagem publicitaria da organização sem fins lucrativos da Venezuela, Ayuda al Perrito Callejero, demostrando o seu amor pelos animais por quem tem grande afeto.

2011–2013: Grachi e El Paseo 2[editar | editar código-fonte]

María teve uma aparição na série de televisão original da Fox Latin America chamada Mentes em Choque em 12 abril de 2011, onde ela interpretou uma adolescente que sofreu um surto psicótico por abuso de substâncias chamada Mara. Em 7 de junho de 2011, foi confirmado pelo site "La Teen Gossip" que María Gabriela seria parte do elenco principal da série de televisão Grachi, gravada em Miami para a Nickelodeon América Latina.

A primeira aparição de María em Grachi foi no último capítulo da primeira temporada da série. Em 2012 teve início a segunda temporada, Mia Novoa era o nome da personagem que seria desde então a vilã da série. Foi divulgado que com a chegada de María Gabriela, o programa quase triplicou sua audiência e passou a crescer cada vez mais. Para a série, a venezuelana se juntou ao grupo musical de Grachi e fez parte daquele que seria seu terceiro disco, Grachi: Volume 2, que continha as músicas da segunda temporada da série. Nisso ela embarcou na turnê musical de Grachi com todo o elenco fazendo assim com que o público também crescesse nos shows. Com o lançamento da terceira temporada da série, Maria Gabriela ganhou o prêmio de vilã favorita na edição de 2013 dos Kids Choice Awards México.

María Gabriela participou de uma das músicas do primeiro álbum do grupo brasileiro P9, intitulada All Torn Up, que se destacou entre os fãs da cantora se tornando na época a mais reproduzida do disco perdendo apenas para os singles do disco. Foi seu primeiro trabalho musical em inglês. Com o fim das gravações da segunda temporada de Grachi em Miami, María foi escalada para seu primeiro filme, o humorístico El Paseo 2, que foi gravado na Colômbia, com ela interpretando Natalia.

2013–2017: La Virgen de La Calle e Yo Soy Franky[editar | editar código-fonte]

Em 2013, iniciou nos Estados Unidos as gravações de seu segundo filme, Crossing Point, seu primeiro trabalho na língua inglesa onde interpretou Olívia, uma jovem que está viajando de férias no México com seu namorado, e é sequestrada por traficantes de drogas que obrigam o namorado da jovem a contrabandear uma mochila com cocaína até os EUA, ameaçando matá-la caso ele não cumpra.

Em 2014, María foi então escalada para protagonizar o remake da popular Telenovela venezuelana Juana, la Virgen, que agora se chamaria La Virgen de La Calle. María interpretou Juana, uma jovem virgem que acaba de ganhar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos mas se vê impedida quando por uma confusão médica é inseminada artificialmente e engravida.

Em 2015, Maria Gabriela voltou à Nickelodeon interpretando o papel principal na série Yo Soy Franky, a história de uma robô adolescente chamada Franky, que foi criada para ser infiltrada entre os adolescentes e testar a possibilidade de humanizar os androides e permiti-los viver entre os humanos. A série se tornou um grande sucesso na América Latina.[8] No final de 2015, María iniciou as gravações de seu terceiro longa-metragem, o filme de suspense colombiano chamado Pacífico, que conta a história de um grupo de jovens viajantes que acabam ficando presos em uma ilha colombiana que esconde há séculos uma presença maligna. A atriz interpretou a jovem Erika e contracenou com atores como Ricardo Abarca e Diana Neira, com os quais trabalhou em Isa TK+, e também o ex-RBD Christopher Uckermann.

Em 2016 se iniciaram as gravações para a segunda temporada de Yo Soy Franky, que estreou em maio do mesmo ano, repetindo o sucesso da temporada anterior. Para a série, María Gabriela voltou a cantar depois de 4 anos, gravando a canção intitulada "Ritmo Robotico", que se tornou popular entre as crianças por sua coreografia. A música esteve presente no EP digital de Yo Soy Franky. Perguntada sobre sua atuação como cantora, María revelou que não se considera cantora, que ama trabalhar com música, mas não tem mais planos de lançar uma carreira musical e lançar discos e singles e que se for fazê-lo, será em conjunto com a atuação.

Em 2017, viajou para Miami para participar da gravação de alguns capítulos da telenovela intitulada Vikki RPM, onde interpretou Francesca, uma corredora de Kart muito talentosa e premiada. Ainda no mesmo ano, protagonizou também com a mesma personagem, ao lado de Andrés Mercado, uma web-série spin-off da telenovela Vikki RPM, intitulada La Velocidad de La Luz, contando a história de amor de Francesca e Matías. A web-séria foi disponibilizada no Nick Play latino.

2018–presente: Deadly Class e Superman[editar | editar código-fonte]

Em 2018, estreou o longa Plan V, quarto filme gravado pela venezuelana, onde ela interpretou Fernanda, a mais louca e atrevida de seu grupo de amigas; além de ter contracenado com a ex-EME 15, Natasha Dupeyrón. María entrou então para o elenco da segunda temporada da série da Fox chamada SITIADOS, gravada na Colômbia, que trata de histórias ocorridas durante a conquista e colonização da América Latina. Na trama, a venezuelana interpreta uma guerreira indígena que luta por sua tribo, que não quer ser comprada pelos espanhóis durante a conquista espanhola.

Em novembro de 2018 foi anunciada uma nova série original do Syfy chamada Deadly Class, baseada nos quadrinhos de mesmo nome do autor Rick Remender.[9][10] María Gabriela foi escalada para interpretar a mexicana Maria Salazar que teve seus pais mortos por traficantes na infância e foi levada ao crime, tornando-se uma assassina que jura vingança contra aqueles que assassinaram seus pais.[11][12] Em 4 de junho de 2019, a série foi cancelada pelo Syfy após uma temporada.[13]

Em dezembro de 2019, María Gabriela confirmou em seu Instagram que estaria na versão americana da série produzida pela Fox, The Moodys.[14] María Gabriela interpretou Cora, a namorada de um primo da família Moody que vem no Natal e quase instantaneamente estabelece um relacionamento profundo com Dan, filho de Sr. Sean. Em 2021, foi escada para dar vida a personagem Esperanza no filme de terror Exorcismo Sagrado.[15] Já em 15 de novembro de 2023, a venezuelana foi anunciada como rosto da vilã Angela Spica, a Engenheira, no filme de super-herói do novo DCEU, Superman.[16] O longa está programado para ser lançado em 2025 nos cinemas.[17]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Namorou entre junho de 2008 e agosto de 2013 com o ator e cantor Reinaldo Zavarce, com quem contracenou nas telenovelas Toda Una Dama, Isa TKM e Isa TK+.

Em janeiro de 2020, casou-se com o também ator Christian McGaffney, com quem ela namorava desde as gravações da novela La Virgen de la calle, em 2014. O casamento ocorreu no Chile, ao lado de sua família e amigos mais próximos e sendo totalmente vegano.[18][19] María declara que Christian é o grande amor da sua vida.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2002–2003 Trapos íntimos María Fernanda Lobo (Marifer) Atuação infantil
2003 La señora de Cárdenas María Elena Cárdenas Rodríguez
2005 Ser bonita no basta Andreína Márquez
2006 Amantes Nieta de Isabel y Camilo Participação
El don Vários personagens
2006–2007 Túkiti, crecí de una Wendy Protagonista
2007–2008 Toda una dama Helena Trujillo Laya Elenco principal
2008–2009 Isa TKM Isabella Pasquali (Isa) Protagonista
2009–2010 Isa TK+
2011 Mentes en Shock Mara Gálves Convidada
2011–2013 Grachi Mía Novoa Elenco principal
2014 La Virgen de la Calle Juana Pérez Protagonista
2015–2016 Yo Soy Franky Franky Andrade
2017 Vikki RPM Francesca Ortíz Participação
La Velocidad de La Luz Protagonista
2018 Sitiados Zaita Elenco principal
2018–2019 Deadly Class Maria Salazar de Soto Vatos
2019–2021 The Moodys Cora Elenco recorrente
2023 Animal Control Camila 3 episódios (1ª temporada)

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2012 El Paseo 2 Natalia Calvo
2016 Crossing Point Olivia Recorrente
2018 Plan V Fernanda
2020 Pacífico Erika Elenco principal
2021 Exorcismo Sagrado Esperanza
R#J Nancy Recorrente
2023 The Duel Aphrodite
Cycles Lucia Curta-metragem
2024 The Forfeiture Clause Maria Rodríguez Pré-produção
2025 Superman Angela Spica / a Engenheira Elenco principal
TBA Little Squares Almudena Pós-produção

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum
2009 "Ven a Bailar" Isa TKM - La fiesta vá a empezar
"Vamos a Vivir"
"Sigo al corazón" Isa TK+ - Sigo al Corazón
"Tengo tu amor"
2012 "Magia" Grachi: La Vida es Maravillosamente Mágica, Volumen 2
"La Estrella Soy Yo"
2013 "All Torn Up"

(P9 ft. María Gabriela de Faría)

P9
2016 "Ritmo Robótico" Yo Soy Franky - EP

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Certificação
Isa TKM - La fiesta vá a empezar
Isa TK+ - Sigo al Corazón
Grachi: La Vida es Maravillosamente Mágica, Volumen 2
Yo Soy Franky - EP

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
2008 Premios Dos de Oro Atriz juvenil do ano Tukiti, Crecí de Una Venceu
2009 Meus Prêmios Nick Gata do Ano Isa TKM Indicada
2010 Kids Choice Awards México Personagem Feminino Favorito de Uma Série Isa TK+ Venceu
Meus Prêmios Nick Atriz Favorita Venceu
2012 Kids Choice Awards Argentina Vilã Favorita Grachi Indicada
2013 Kids Choice Awards México Venceu
Meus Prêmios Nick Indicada
Kids Choice Awards Argentina Indicada
2016 Kids' Choice Awards Estrela Latina Favorita Yo Soy Franky Indicada
Kids' Choice Awards México Atriz Favorita Indicada
Kids' Choice Awards Colombia Venceu
Kids' Choice Awards Argentina Indicada
Meus Prêmios Nick Gata Trendy Indicada
2017 Kids Choice Awards México Atriz Favorita Indicada
Kids Choice Awards Colombia
2020 Kids' Choice Awards México Inspiração do Ano Ela mesma Indicada

Referências

  1. «Biografía de la actriz venezolana-portuguesa, María Gabriela de Faria». MovieFit.me. Consultado em 3 de março de 2016 
  2. «María Gabriela De Faría: a luso-venezuelana que conquista a América Latina». Correio De Venezuela. Consultado em 3 de março de 2016 
  3. «Maria Gabriela de Faria Joins Fox's 'A Moody Christmas'; 'The Baker & The Beauty' Casts Georgina Reilly» 
  4. «EGO - NOTÍCIAS - 'Isa TKM' é a nova sensação da garotada». ego.globo.com. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  5. «ISA TKM segunda temporada, grabada en Colombia - EntretenimientoPlus» (em espanhol). 10 de junho de 2009. Consultado em 16 de novembro de 2023 
  6. «Músicas de Isa TKM e Isa TK+ que nos fazem lembrar de como a vida era mais fácil - Febre Teen». 18 de abril de 2020. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  7. «'Isa TK+': Maria Gabriela de Faría faz show no domingo no Rio e dá entrevista no Twitter nesta quinta-feira». Extra Online. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  8. «'Yo soy Franky' regresa con nuevos episodios». Diario La Prensa. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  9. Am, Por; Negrini, a (14 de janeiro de 2019). «Entrevista: María Gabriela de Faría apresenta trama de Deadly Class». Pop Séries. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  10. «Deadly Class, série com Lana Condor, estreia nesta semana no Globoplay». Capricho. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  11. Internet (amdb.com.br), AMDB. «Rolling Stone · Série dos irmãos Russo, diretores de Vingadores, é cancelada de vez». Rolling Stone. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  12. Taveira, Nefferson (4 de dezembro de 2018). «'Deadly Class' ganha novo teaser com música de 'A Hora do Pesadelo'; Assista! | CinePOP». Consultado em 16 de agosto de 2020 
  13. REDAÇÃO (5 de junho de 2019). «Aposta do Globoplay, Deadly Class é cancelada após a primeira temporada». Notícias da TV. Consultado em 16 de novembro de 2023 
  14. «Maria Gabriela de Faria em A Moody Christmas; Georgina Reilly em The Baker and The Beauty». Séries da TV. 2 de outubro de 2019. Consultado em 16 de agosto de 2020 
  15. Ramos, Durval (11 de fevereiro de 2022). «Crítica Exorcismo Sagrado |Uma boa ideia para arder no inferno das más execuções». Canaltech. Consultado em 16 de novembro de 2023 
  16. Pinto, Flávio (15 de novembro de 2023). «Superman: Legacy escala María Gabriela De Faría como Angela Spica, a Engenheira». Omelete. Consultado em 16 de novembro de 2023 
  17. Grutter (@felipegrutter), Felipe (16 de novembro de 2023). «Superman de James Gunn terá atriz de Isa TKM no elenco». Rolling Stone. Consultado em 16 de novembro de 2023 
  18. «Vegan Weddings: Lights, Camera & Marriage With Maria & Christian». VegNews.com (em inglês). Consultado em 16 de agosto de 2020 
  19. Nacional, El (22 de janeiro de 2020). «Así fue la boda de María Gabriela de Faría y Christian McGaffney en Chile». EL NACIONAL (em espanhol) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]