Mar da China Meridional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mar da China Meridional
Localização dos arquipélagos principais no Mar da China Meridional.

O Mar da China Meridional é um mar marginal, parte do oceano Pacífico, que compreende a área que vai desde Singapura até ao estreito de Taiwan, em um total de cerca de 3 500 000 km². As minúsculas ilhas do Mar da China Meridional formam um arquipélago de centenas de ilhotas.

Várias nações, em especial as Filipinas, levantam objecções ao nome Mar da China Meridional com o argumento de que ele implica a soberania chinesa sobre o mar, que é por disputada esses países.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O International Hydrographic Bureau define este mar como estendendo-se numa direcção sudoeste-nordeste, limitado a sul pelo paralelo 3 S entre o sul de Samatra e Kalimantan (estreito de Karimata), e limitado a norte pelo estreito de Taiwan entre a parte norte de Taiwan até à costa de Fujian na China continental. O Golfo da Tailândia cobre a parte ocidental do mar da China Meridional.

Estados e territórios banhados pelo Mar da China Meridional são a República Popular da China, Hong Kong, Macau, República da China (Taiwan), Filipinas, Malásia, Brunei, Indonésia, Singapura, Tailândia, Camboja e Vietname.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Neste mar há diversos arquipélagos e muitas das ilhas pertencem ao das Ilhas Spratly, espalhadas por uma área de 810 por 900 km com 175 ilhas, sendo a maior Taiping (Itu Aba) com 1,3 km de comprimento e 3,8 m de altitude máxima.

Rios[editar | editar código-fonte]

Entre os rios que desaguam neste mar encontram-se:

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.