Mar de Bojol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mar de Bohol)
Camiguim e mar de Bojol

O mar de Bojol,[1] também chamado de mar de Mindanau, fica localizado entre as ilhas de Mindanau e Bojol (uma das Vissaias), ao sul da ilha de Leyte, nas Filipinas.[2]

Ele é ligado ao mar das Filipinas pelo estreito de Surigao, ao mar de Camotes pelo canal de Surigao e pelo estreito de Cebu e ao mar de Sulu pelo estreito existente entre a ilha de Negros e a península de Zaboanga.

O mar de Bojol é uma área de excelentes locações para a prática de mergulho, muito procurada por praticantes do esporte e onde se encontram diversos hotéis destinados a hospedar os visitantes. Sua água é quente e paredes submarinas entre 10 e 30m de profundidade são ideais para cursos e exploração.

A vida submarina é abundante na região, com destaque para barracudas, golfinhos e diversas formações submersas de coral.

Na Segunda Guerra Mundial ocorreram batalhas entre as frotas do Japão e dos Estados Unidos.

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 
  2. Bohol.ph. «Welcome to Bohol». Consultado em 23 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia das Filipinas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.