Mar de Scotia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Posição da Mar de Scotia

O Mar de Scotia (57° 30' S 040° O) é limitado pela Terra do Fogo, pelas ilhas Falkland, Geórgia do Sul, Sandwich do Sul e ilhas Órcades do Sul, a Península Antártica e as ilhas Shetland do Sul. O mar é cortado pela Convergência Antártica no sentido sudoeste até nordeste, sendo que uma parte fica situada no Oceano Atlântico e outra no Oceano Antártico. O Mar de Scotia foi nomeado em homenagem ao navio Scotia, da Expedição Antártica Escocêsa, comandado por William Bruce entre 1902 a 1904.

Em 1916, Sir Ernest Shackleton cruzou o Mar de Scotia a bordo do barco James Caird até alcançar na ilha Geórgia do Sul, para organizar o salvamento bem sucedido dos membros de sua expedição, encalhada nos ilhas Shetland do Sul. O episódio ficou marcado na história do Mar de Scotia como um dos resgates mais notáveis utilizando-se de pequenos barcos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Mapa[editar | editar código-fonte]

Zarpando o barco James Caird da baía da ilha Elefante, no dia 24 de abril de 1916