Mar de amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mar de amor
Mar de Amor (AO/BR/MZ/PT)
Mar de amor
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 45 minutos
Criador(es) Nathalie Lartilleux
Elenco Zuria Vega
Mario Cimarro
Ninel Conde
Mariana Seoane
Manuel Landeta
Erika Buenfil
Juan Ferrara
María Sorté
Sergio Reynoso
Ignacio López Tarso
Florencia de Saracho
Renata Notni
Marcelo Córdoba
Amairani
Raquel Olmedo
Renata Flores
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 164
Produção
Produtor(es) Nathalie Lartilleux
Tema de abertura "Regálame un Beso" por Fanny Lu
Tema de encerramento "Regálame un Beso" por Fanny Lu
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 16 de novembro de 2009 – 2 de julho de 2010
Cronologia
Programas relacionados María del Mar (1978)

Mar de amor é uma telenovela mexicana produzida por Nathalie Lartilleux para a Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 16 de novembro de 2009 a 2 de julho de 2010, substituindo Mi Pecado e sendo substituída por Cuando me enamoro, em 165 capítulos.[1] A história original é de Delia Fiallo e é um remake da telenovela venezuelana María del Mar produzida pela Venevisión em 1978.

A telenovela foi exibida no Brasil no SBT em 2016 e em Portugal na TV Record em agosto de 2022[2][3].

A Trama é protagonizada por Zuria Vega e Mario Cimarro. Com atuações estrelares de Erika Buenfil, Juan Ferrara, Florencia de Saracho e Arturo Carmona e antagonizada por Ninel Conde, Mariana Seoane, Manuel Landeta e Marcelo Córdoba.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Na Praia Escondida, em San Lorenzo vive Estrela Marinha, uma jovem sonhadora, de bons sentimentos, mas de caráter forte, decidida e rebelde. Ela foi criada pelos padrinhos, dois pescadores, já que sua mãe Cacilda ficou doente depois que sofreu um abuso sexual. Desse estupro, nasceu Estrela. Para se sustentar, ela aprendeu a pescar e disso vive. Depois de muitos anos de ausência, volta à Praia Escondida Vítor Manuel Galíndez, um homem deprimido por um passado que o atormenta. Ele decide ficar por lá e esquecer seu triste passado. León Parra-Ibânhez, o homem mais rico e malvado da Praia Escondida, vive com suas duas filhas: a egoísta e prepotenta Oriana, e a nobre Helena. Oriana tenta conquistar Vítor Manuel, mas ele se apaixona por Estrela, que corresponde a esse amor.

León quer construir um grande complexo hoteleiro no povoado, e para isso, tem a ajuda da filha Oriana, que acabou de se graduar em Engenharia Civil. Mas para isso, León deve comprar o povoado de Vítor Manuel, que é o verdadeiro dono da Praia Escondida. Vítor e Estrela se apaixonam e tentam ser felizes, mas Oriana e seu pai, que quer fazer Estrela se casar com ele a qualquer preço, decidem separá-los de qualquer forma. E inesperadamente, depois de uma noite tempestuosa, aparece jogada na areia da praia uma mulher que veio das profundezas do mar, e que todos acreditam ser uma sereia. Ela é Coral, uma mulher sem memória que Vítor Manuel conhecia do passado e já teve um romance. Ele pensava que ela estava morta, e por isso foi para o povoado. Agora, pensando ainda amar Coral, Vítor decide ajudá-la a recuperar sua memória. Com isso, Estrela se enche de ciúmes, e León e Oriana usam isso para atormentar a jovem, fazendo-a crer que Vítor e Coral são amantes. No decorrer da trama, Oriana se arrepende de todas as suas maldades e passa a se unir a Estrela para colocar León na cadeia e impedir que Vitor Manuel se case com Coral.

Então, Estrela decide ir com a mãe Cacilda para a cidade, onde conhecem Hernán, um psiquiatra famoso que se apaixona por ela. Tudo parece estar perdido para a bonita história de Estrela e Vítor Manuel, e somente a força de seu amor poderá ajudá-los a encontrar a verdadeira felicidade.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Zuria Vega Estrela Marinha Bricenho de Galíndez
Mario Cimarro Vítor Manuel Galíndez Garabán
Mariana Seoane Oriana Parra-Ibanhes Bricenho / Oriana Parra-Ibanhes de Nieves
Ninel Conde Catalina Mirrares / Catalina Mirrares de Galíndez "Coral"
Manuel Landeta León Parra-Ibanhes
Erika Buenfil Cacilda / Cacila de Bricenho
Juan Ferrara Guilhermo Bricenho
Marcelo Córdoba Hernán Irazábal
Amairani Frederica Martínez
Arturo Carmona Santos Nieves
Florencia de Saracho Helena Parra-Ibanhes Bricenho / Helena Parra-Ibanhes de Plaza "Heleninha"
Ramon Valdez Urtiz Salvador Ruiz
Mar Contreras Rosélia
Renata Flores Simona
Ignacio López Tarso Morraras Mirrares
Raquel Olmedo Luz Garabán
María Sorté Aurora de Ruiz
Norma Herrera Violeta
Mauricio Mejía Marco Túlio Plaza
Renata Notni Carmen Bracho
Arlette Pacheco Maura Larroja
Claudia Silva Inês Lombardo
Rodrigo Nehme Lorenzo Garabán
Nicolás Mena Jorge Parra-Ibanhes Garabán
Victória Diaz Mercedes Alcalá
Patsy Lúcia Galíndez
Erick Fernando Tilico Mirrares
Sergio Reynoso Antônio Ruiz
Yuliana Peniche Rainha
Elizabeth Dupeyrón Mística
Juan Ángel Esparza Oswaldo Ascânio
Georgina Salgado Esperança Ruiz
Evelyn Zavala Abril
Ernesto Faxas Gustavo "Gus"
Marco Méndez Dr. David Bermudes
Javier Ruán Bracho
Toño Infante Tubarão
Elsa Cárdenas Luciana de Irazábal
Beatriz Monroy Crisanta
Óscar Feretti Padre Zamorita
Adrián Martiñón Martín
Yirelka Yeraldine Trânsito
Amor Flores Chom
Gerardo Albarrán Roberto Oduver / Ricardo Oduver
Claudia Ortega Sílvia
Aleyda Gallardo Rita
Rosángela Balbó Estefânia Peralta
Queta Lavat Alfonsina Zapata
Rafael del Villar Henrique
Esteban Franco Advogado de Salvador
José Antonio Ferral Representante do Ministério Público
Comandante da Polícia
Juan Ignacio Aranda Fiscal
Promotor
Hugo Macías Macotela Juiz
Sebasián Dopazo Dr. Prado
Jaime Lozano Dr. Espinoza
Fernando Estrada Dr. Ángel Estrada
Marius Biegai Mía
Juan Carlos Bonet Advogado de León
Luis Bayardo Juiz Moncada
Fernando Estrada Dr. Sanches
Rafael Origel Secretário do Juiz

Características dos personagens[editar | editar código-fonte]

  • Estrela Marinha (Zuria Vega) - É uma jovem bondosa e sensível. Filha de Guilhermo e Cacilda "A Louca", é apaixonada por Vítor Manuel Galíndez. Sofre muito trabalhando na casa onde mora o perigoso León Parra-Ibânhez, seus filhos Oriana, Helena e Jorge e seu pai Guilhermo Briceño. No final, Estrela e Vítor Manuel se casam e vivem felizes.
  • Vítor Manuel (Mário Cimarro) - É um jovem marinheiro carismático e bondoso. Filho da Índia Luz, É apaixonada pela jovem Estrela Marinha, só que se casa com Catalina Mijares, mas conhecida como Coral, uma mulher louca, mentalmente perturbada que faz da vida do seu marido um inferno.
  • Catalina (Coral) (Ninel Conde) - É uma mulher perturbada mentalmente, que faz de tudo para separar Vítor Manuel de Estrela. É uma das cúmplices de León Parra.
  • León Parra (Manuel Landeta) - Um homem inescrupuloso, frio e maldoso. Matou a sua esposa quando jovem. Tem três filhos, Oriana, Helena e Jorge. Faz de tudo para arruinar Estrela Marinha. Nos últimos capítulos da trama, León é devorado por leões e morre arrependido de todos os seus crimes.
  • Oriana (Mariana Seoane) - É uma jovem que puxou as mesmas características do pai. Egoísta e maldosa, faz de tudo para tirar Estrela Marinha do seu caminho. No decorrer da trama, Oriana sofre um corte no rosto, e depois desse acidente, Oriana cai em si, se arrepende de todas as suas maldades e se une a Estrela para colocar León atrás das grades e também para impedir que Vítor Manuel se case com Coral.

Produção[editar | editar código-fonte]

A princípio, 'Mar de Díos' foi o título pensando para a novela.

O principal local de gravação da telenovela foi em um praia privada chamada "San Lorenzo", localizada no município de Campeche. Também ocorreram gravações em Playa del Carmen e em variados sítios arqueológicos.[4]

Participaram da produção 130 profissionais da Televisa. Foram gerados 300 empregos para os moradores locais, dos quais 90 foram de forma direta. O Secretaria de Estado do Turismo disse que a gravação da telenovela no local foi um importante incentivo do ramo turístico na região.[5]

Dois dias depois de terminar as gravações da novela, o ator cubano Mario Cimarro foi demitido da produção, quando ainda havia mais de 40 cenas para gravar. Tais cenas foram modificadas com outros personagens da trama. Cimarro gravou o fim da trama em Campeche, antes de sua demissão.[6][7]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pela primeira vez pelo canal pago TLN Network entre 1 de junho de 2015 a 14 de janeiro de 2016 substituindo Camaleões e sendo substituída por Rebelde.

Foi exibida pelo SBT entre 16 de maio a 21 de novembro de 2016, em 136 capítulos, substituindo a reprise de Cuidado com o Anjo e sendo substituída por Querida Inimiga, às 15h45.[8]

Foi exibida pela segunda vez pelo canal pago TLN Network entre 3 de agosto de 2020 a 25 de março de 2021, substituindo Amor de Bairro e sendo substituída por Triunfo do Amor.[9]

Foi reprisada pelo SBT de 13 de dezembro de 2021 a 14 de junho de 2022, em 120 capítulos, sendo substituída por Cuidado com o Anjo (sua antecessora original), abrindo uma terceira faixa de novelas vespertinas, ás 17 horas.[10] Com o fim de Se Nos Deixam, ocasionando na extinção da faixa das 18h30, a novela teve a sua duração ampliada, passando a encerrar ás 18h15.[11] Não foi exibida nos dias 15 e 22 de fevereiro, 8 e 15 de março, 5, 12, 26 e 28 de abril, 3, 5, 18 e 25 de maio de 2022 em ocasião da transmissão dos jogos da Liga dos Campeões da UEFA, das semifinais e final da Liga Europa e da final da Liga Conferência.[12][13] No dia 29 de março de 2022, a novela é reclassificada de "não recomendado para menores de 12 anos" para "não recomendado para menores de 14 anos" por conter violência, drogas lícitas e linguagem inapropriada.[14] Tal mudança na classificação indicativa não irá alterar seu horário de exibição, já que a obrigatoriedade de exibição de conteúdos de acordo com a faixa etária foi derrubada em 2016.[15]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a telenovela foi exibida entre 10 de agosto de 2022 a 11 de abril de 2023 substituindo Que Pobres Tão Ricos e sendo substituída por Quando me Apaixono.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Estreou com uma média de 18 pontos. Sua maior audiência é de 21 pontos. Já a sua menor audiência é de 10 pontos, alcançados no dia 24 de dezembro de 2009. O último capítulo teve média de 18 pontos. Finalizou com 18 pontos de média geral, índice considerado satisfatório.[16]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Exibição original

O primeiro capítulo de Mar de Amor registrou 7,3 pontos na Grande São Paulo segundo o IBOPE.[17]

Como médias de entre 7 e 8 pontos, no dia 15 de agosto de 2016, a novela marcou 10 pontos na Grande São Paulo, batendo recorde de audiência.[18]

O último capítulo teve média de 6,6 pontos[19] A trama teve média geral de 7,5 pontos, superando todas as antecessoras do horário.

Reprise

Em sua reestreia registrou 5,3 pontos.[20] O segundo capítulo registrou 4,9 pontos.[21] O quarto capítulo registrou 4,5 pontos.[22] Em 24 de dezembro de 2021, registrou 2,8 pontos.[23]

Em 30 de maio de 2022, registra a sua maior média com 5,5 pontos.[24]

O último capítulo registrou 4,5 pontos.[25] Teve média geral de 4,2 pontos, não repetindo o mesmo sucesso da exibição original.

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 2011[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor primeira atriz María Sorté Indicado
Melhor primeiro ator Juan Ferrara Indicado
Melhor atriz juvenil Renata Notni Indicado
Melhor tema musical Fanny Lu Indicado

Referências

  1. «Esta noche gran estreno de 'Mar de amor'». Esmas. 16 de novembro de 2009. Consultado em 16 de julho de 2015 
  2. Europa, Record TV; Europa, Record TV (19 de julho de 2022). «Mar de Amor». Record TV Europa. Consultado em 24 de julho de 2022 
  3. «Novela mexicana Mar de Amor será exibida pela Record TV». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 24 de julho de 2022 
  4. «Iniciarán grabación de telenovela Mar de amor en playas de Campeche» (em espanhol). informador.com.mx. 26 de outubro de 2009. Consultado em 25 de maio de 2016 
  5. «Inician grabaciones de "Mar de amor"» (em espanhol). informador.com.mx. 9 de novembro de 2009. Consultado em 25 de maio de 2016 
  6. «Aguantamos desplantes de Cimarro por el público: productora Con Flor Rubio» (em espanhol). radioformula.com.mx. Consultado em 25 de maio de 2016 
  7. «Esmas "Se queda 'Mar de amor' sin Mario Cimarro"» (em espanhol). www2.esmas.com. Consultado em 25 de maio de 2016 
  8. «SBT escolhe novela inédita para suceder Cuidado com o Anjo; saiba qual». Noticias da TV. 19 de abril de 2016. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  9. «Aparato do Entretenimento: Alerta de novela mexicana: Mar de Amor, Mariana de la Noche, Salomé e Cómplices al rescate são as estreias do TLN Network para agosto». www.aparatodoentretenimento.com.br. Consultado em 1 de julho de 2020 
  10. «SBT muda programação e volta com exibição diária do Roda a Roda». TV Pop. 22 de novembro de 2021. Consultado em 22 de novembro de 2021 
  11. «O paparicado streaming também tem lá os seus sérios defeitos». R7.com. 11 de abril de 2022. Consultado em 14 de junho de 2022 
  12. «Resumo do capítulo de Mar de Amor que vai ao ar terça-feira, 15 de fevereiro». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 15 de fevereiro de 2022 
  13. «Resumos de "Mar de Amor" – Semana de 21/02 a 25/02». Área VIP. 21 de fevereiro de 2022. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  14. Nacional, Imprensa. «DESPACHO Nº 39, DE 29 DE MARÇO DE 2022 - DOU - Imprensa Nacional». www.in.gov.br. Consultado em 30 de março de 2022 
  15. «Supremo derruba regra de classificação indicativa na TV». Agência Brasil. 31 de agosto de 2016. Consultado em 30 de março de 2022 
  16. «Ratings Promedio Telenovelas (1998-2015)». Network 54. 20 de dezembro de 2015. Consultado em 5 de março de 2016 
  17. «Audiências consolidadas de segunda-feira (16/05) – Bastidores da TV». Bastidores da TV. 17 de maio de 2016. Consultado em 18 de maio de 2016 
  18. «Audiências consolidadas de segunda-feira (15/08) – Bastidores da TV». Bastidores da TV. 17 de maio de 2016. Consultado em 18 de maio de 2016 
  19. «Home > Audiência > Consolidados de segunda-feira, 21 de novembro de 2016». Sobre TV. 22 de novembro de 2016. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  20. «Exibida pela terceira vez, Coração Indomável consegue feito raro no SBT». TV Pop. 14 de dezembro de 2021. Consultado em 14 de dezembro de 2021 
  21. «Chico Pinheiro humilha a Record e supera toda a programação do SBT». TV Pop. 15 de dezembro de 2021. Consultado em 15 de dezembro de 2021 
  22. «The Voice Brasil consegue 100% de aproveitamento contra A Fazenda 13». TV Pop. 17 de dezembro de 2021. Consultado em 17 de dezembro de 2021 
  23. «Em sexta do terror, SBT é ameaçado pela Record News no horário nobre». TV Pop. 27 de dezembro de 2021. Consultado em 27 de dezembro de 2021 
  24. «Faustão volta a ganhar público, incomoda SBT e vence novela da Record». TV Pop. 31 de maio de 2022. Consultado em 31 de maio de 2022 
  25. «Rodrigo Bocardi alcança maior audiência do ano e turbina ibope da Globo». TV Pop. 15 de junho de 2022. Consultado em 15 de junho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.