Mara Manzan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Mara Manzan
Nome completo Mara Virgínia Manzan
Nascimento 28 de maio de 1952
São Paulo, SP
Morte 13 de novembro de 2009 (57 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Ocupação Atriz
Atividade 1978 - 2009
IMDb: (inglês)

Mara Virgínia Manzan (São Paulo, 28 de maio de 1952Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2009) foi uma atriz brasileira.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos, Mara Virgínia, na época estudante e ainda morando na capital paulista, foi assistir a uma peça no Teatro Oficina, e, como costumava dizer brincando, nunca mais saiu de lá. Se enturmou com o pessoal do teatro, passou a fazer de tudo nos bastidores, até que um dia substituiu uma atriz.

Tendo vivido desde cedo ligada às artes, invadiu a Corrida de São Silvestre para mostrar a sua pirofagia e aproveitou uma das estadas de Madonna no país para cuspir fogo para a estrela, então hospedada num hotel em frente ao seu apartamento. Trabalhou ainda como animadora de Carnaval, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

O seu papel de maior destaque na televisão foi o de "Odete", na novela O Clone, que se transfornou em sucesso nacional com o bordão em que afirmava sobre o Piscinão de Ramos que "Cada mergulho é um flash!".

Em março de 2008, atuando como "Amara" em Duas Caras, descobriu estar com câncer no pulmão, e foi operada pelo cirurgião Drauzio Varella em 16 de abril daquele ano. A atriz já havia enfrentado em 1998 um enfisema, um câncer no útero e nos ovários e precisou se submeter a uma histerectomia radical para a retirada destes.

Mara morreu em 13 de novembro de 2009 vítima de um câncer de pulmão, que a afligia havia mais de dois anos[1] [2] .

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1970 foi casada com José Marcondes Marques e teve uma filha: A também atriz Tatiana Manzan Marques. Deixou três netos: Pedro, Júlia e Lara. Aparecia com namorados na mídia e era muito querida pelo público. Também era conhecida por seu jeito alegre de levar a vida, sempre sendo simpática com todos e vivia sorrindo, contando piadas.

Carreira na televisão[editar | editar código-fonte]

Carreira no cinema[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Morre a atriz Mara Manzan aos 57 anos (em português) Terra (13 de novembro de 2009). Visitado em 12 de abril de 2012.
  2. Atriz Mara Manzan morre aos 57 anos no Rio (em português) Folha de São Paulo (13 de novembro de 2009). Visitado em 12 de abril de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.