Marajá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a palmeira, veja Bactris major.

Marajá[1] (feminino: marani)[2] é um título dado a nobres da antiga civilização indiana, sendo um nível superior ao de rajá.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra Marajá deriva do antigo sânscrito Maharaja a qual compõe-se de dois termos: mahānt "grande" e rājan "rei".[3] Sua composição latina pode ter como referência, para seus termos, respectivamente, magnum e rēgem. A designação mais comum para o termo marajá se refere aos reis que governaram uma vasta e considerável região da Índia e, sendo assim, a partir dos contatos comerciais que se deram nos respectivos períodos, tanto quanto para títulos de nobreza ou de referência política, popularizou-se o termo entre comerciantes ou em canais de navegação mercante Portuguesa da época.

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «marajá». Dicionário Priberam. Consultado em 11 de julho de 2023 
  2. S.A, Priberam Informática. «marani». Dicionário Priberam. Consultado em 11 de julho de 2023 
  3. Jnanavatar Swami Sri Yukteswar Giri (1990), Sri Yukteswar - A Ciência Sagrada (PDF), Conselho Internacional de Publicações de S.R.F., consultado em 26 de outubro de 2011, arquivado do original (PDF) em 28 de abril de 2011, Citação original do Autor Jnanavatar Swami Sri Yukteswar Giri na edição de 1949... Maharaj, “grande rei,” é um título acrescentado aos nomes de excepcionais personagens espirituais 
Ícone de esboço Este artigo sobre títulos de nobreza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.