Marantaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMarantaceae
Maranta arundinacea

Maranta arundinacea
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Marantaceae
R. Brown
Gêneros
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Marantaceae
Classificação Filogenética (APG)
Maranta sp

Marantaceae é uma família de plantas da ordem Zingiberales que inclui 550 espécies distribuídas em 32 gêneros. A maioria pertence ao gênero Calanthea. Possui distribuição Pantropical, principalmente nas Américas.

No Brasil ocorrem 12 gêneros e 150 espécies. Calanthea é um dos principais gêneros nativos, principalmente nas regiões florestais, e em segundo lugar é o gênero Maranta que predomina na região central do país.

É uma planta herbácea perene, possui rizoma, folhas alternas dísticas. As flores são do tipo inflorescência, bissexuadas, vistosas e gamopétalas, ovário ínfero. O fruto é do tipo cápsula com sementes com baga ou arilo.

As Marantaceae são utilizadas como ornamentais (Calanthea e Maranta), na alimentação, especialmente a araruta (Maranta arundinacea) da qual é extraída dos rizomas um polvilho que é usado na fabricação de biscoitos e várias espécies são utilizadas no artesanato.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • APG II, 6º versão (maio/2005), em [1].
  • Souza, Vinicius Castro. Botânica Sistemática: Guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II/ Vinicius Castro Souza, Harri Lorenzi. 2º ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre monocotiledóneas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Marantaceae
Wikispecies-logo.svg
A Wikispecies possui a família: Marantaceae