Marble Hill House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fachada sul da Marble Hill House, voltada para o rio.
Fachada norte, voltada para a cidade.
Um dos capricci de Giovanni Paolo Pannini.

Marble Hill House é um palácio palladiano situado nas margens do Rio Tamisa, no sudoeste de Londres. Fica a meio caminho entre Richmond e Twickenham. O arquitecto foi Roger Morris (1695-1749), que colaborou com Henry Herbert, 9º Conde de Pembroke e 6º Conde de Montgomery, um dos "arquitectos condes", na adaptaçãoa dum desenho mais espansivo de Colen Campbell.

A Marble Hill House foi construida, entre 1724 e 1729, para Henrietta Howard, Condessa de Suffolk, a amante do Rei Jorge II1 . O palácio ergue-se num parque de 2,67km² (66 acres), o Marble Hill Park. A Grande Sala tem cinco capricci arquitectónicos, pintados por Giovanni Paolo Pannini, e sumptuosa decoração dourada. A Marble Hill House também alberga uma colecção de mobiliário e pinturas do início da era georgiana, assim como a colecção de chinoiserie Lazenby Bequest2 .

Tanto Alexander Pope como Jonathan Swift passaram muitas horas felizes em Marble Hill como convidados de Henrietta Howard. Marble Hill House ficou amplamente conhecida através de gravuras; o seu plano compacto e elevações estritamente controladas, após o intervalo duma geração3 , forneceu um modelo padrão para as villas inglesas construidas ao longo do vale do Tamisa e mais além, assim como um modelo para casas de plantações nas colónias americanas, onde tais casas eram "mansões".

Actualmente, o palácio pertence ao English Heritage, instituição que o adquiriu depois da abolição do Greater London Council, em 1986. Alguns dos elementos perdidos entretanto, também foram recuperados, entre os quais se conta o ciclo de pinturas de Giovanni Paolo Pannini com vistas da Roma Antiga (1738), que, actualmente, se encontra de novo no seu antigo lugar na Grande Sala.

Marble Hill House vista do Tamisa.

O edifício, juntamente com os seus extensos campos, são conhecidos como Marble Hill Park e permitem muitas actividades modernas, incluindo um campo de cricket e redes, campos de ténis, campos de golfe e áreas de brincar para crianças.

O Hammerton's Ferry é um barco que faz a ligação fluvial entre os jardins deste palácio e Ham House, um outro palácio na margem oposta do rio.

Referências

  1. Marie P. G. Draper e W.A. Eden, Marble Hill House and its Owners 1970.
  2. John Jacob e Elizabeth Einberg, Marble Hill House, Catalogue
  3. Falando de Chiswick House, Marble Hill and Stourhead House, "se olharmos em volta para as imitações destas nas décadas de 30 e de 40, não existem assim tantas", observou Sir John Summerson, (Architecture in Britain, 1530 to 1830 9ª ed. "Palladian permutations: the villa", 1993:347).

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Greater London Council: Marble Hill House and Its Owners, Greater London Council (1970) ISBN 0-7168-0278-3
  • Julius Bryant e Susannah Lawson (Hrsg.): Marble Hill, English Heritage (2005) ISBN 1-8507-4730-X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Marble Hill House