Marcel Ichac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marcel Ichac (1906-1994) foi um alpinista, explorador e cineasta francês. Também foi das primeiras pessoas a introduzir a música eletrónica no cinema, com a presença de ondas Martenot no filme Karakoram (1936) e produziu o primeiro filme francês em CinemaScope, Nouveaux Horizons (1953).

Marcel Ichac é o único alpinista a ter feito parte das duas expedições francesas ao Himalaya, em 1936 e em 1950, e ter filmado as grandes explorações francesas do seu tempo.

Explorador-realizador[editar | editar código-fonte]

Baltoro em 2005

Depois de uma longa marcha de chegada através de regiões quase desérticas, e depois do imenso glaciar do Baltoro, a caravana com 700 carregadores chegam ao supé do Hidden Peak, um das [[montanhas com mais de oito mil metros de altitude]. A chegada precoce da monção impede a ascensão depois de tertem subido a 7 000 m. Marcel Ichac trouxe dessa expedição um grande clássico do cineme de montanha, o filme Karakoram que saiu em 1936, e foi remontado em 1986) [1] .

Annapurna em 1982
Ilulisat
  • Gronelând. Marcel Ichac cruza-se com Paul-Émile Victor nos fins 1930, no Clube alpino francês e na ais et à la Société des explorateurs français. Em 1949, Marcel Ichac é membro da campanha das Expéditions polaires françaises (EPF). No ano seguinte nova expedição para descobrir o coração da inlandsis e construir uma estação científica subterrânea para permitir a uma pequena equipa de aí passar o Inverno. Marcel Ichac com o seu assistente Jean-Jacques Languepin realizam o filme Groenland, 20.000 lieues sur les glaces [2] .
  • Exploração submarina. Marcel Ichac e Jacques-Yves Cousteau, que se conheceram em Megève em 1942, tinha ambos o mesmo objectivo : fazer descobrir ao grande público, através do cinema os lugares inacessíveis, a alta montanha para Ichac e os fundos do mar para Cousteau. Tanto Marcel Ichac como Jacques-Yves Cousteau serão laureados no Congrès de films documentaires de 1943. A partir daí, uma cooperação episódica mas regular se estabelece entr os dois.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Como todos os outros participantes da expedição ao Annapurna, também recebeu o Prix Guy Wildenstein [3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Karakoram (em francês). Página visitada em Jan. 2013.
  2. Groenland, 20.000 lieues sur les glaces (em francês). Página visitada em Jan. 2013.
  3. PRIX MARIE-CHRISTINE UBALD-BOCQUET (em francês). Página visitada em Jan. 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]