Marché Jean-Talon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada principal na avenida Henri-Julien

O marché Jean-Talon (mercado Jean Talon) é um Mercado Público no centro do distrito Petite Italie de Montreal, na província de Quebec, Canadá. Recebeu este nome em homenagem a Jean Talon, primeiro intendente (governador) da Nova França.

A Corporação de gestão dos mercados públicos de Montreal (CGMPM) o descreve como o mercado ao ar livre mais importante da América do Norte[1] .

Importantes obras aconteceram no início dos anos 2000, fazendo com que uma grande parte do mercado esteja agora coberta e comporte um estacionamento subterrâneo.


Atividades[editar | editar código-fonte]

Banca de frutas
Vista interior
Vista interior em outro corredor
Vista exterior a partir de noroeste do mercado

Agricultores e artesãos comercializam seus produtos no mercado Jean Talon. Em particular, encontra-se grande variedade de plantar e flores ornamentais e frutas. Vários comércios foram acrescentados, fazendo com que o mercado agora conte com peixarias, panificadoras, etc.


Acesso[editar | editar código-fonte]

Situa-se `a praça Marché-du-Nord, próximo à rua Jean Talon e próximo à praça Saint-Hubert e da estaçao Jean Talon. Uma pista ciclística lhe dá acesso sobre a rua Boyer, a leste do mercado.

No verão de 2005, houve um debate sobre a questão de tornar a rua de acesso ao mercado exclusiva para pedestres aos fins de semana.


Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Marché Jean-Talon. Visitado em 19 mai 2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]