Marco Terêncio Varrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Fevereiro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Marco Terêncio Varrão (em latim Marcus Terentius Varro; Rieti, península Itálica, 116 a.C.27 a.C.), filósofo e antiquário romano de expressão latina. Estudou em Roma.

De suas estimadas quinhentas obras, salvaram-se apenas uma completa: De re rustica (Das coisas do campo), e outra incompleta: De lingua Latina (Sobre a língua latina). Sua obra foi usada como material de pesquisa por diversos eruditos posteriores, incluindo Mário Sérvio Honorato, Aulo Gélio, Macróbio, Solino e Plínio, o Velho.

O pensamento de Varrão é mais conhecido através de Cícero. E é possível encontrar também algo em Santo Agostinho[1] .

Talvez nada houvesse de original em Varrão, exercendo sua pessoa apenas a função de transportar, como Cícero, a filosofia grega para o mundo latino.

Teologia natural[editar | editar código-fonte]

Autor de Antiquitates rerum humanarum et divinarum, no qual distingue três gêneros de teologia: a "mítica", narrada por poetas; a "política", relativa às instituições e cultos do estado e a "natural" ou a natureza do divino tal como se manifesta na natureza da realidade.

Microbiologia[editar | editar código-fonte]

Varrão teria sido o primeiro estudioso a apresentar uma teoria sobre a existência de micro-organismos, micróbios, germes, os quais eram animais muito pequenos, imperceptíveis ao olho humano, que entrariam no corpo humano via nariz e boca, causando diversas doenças. Essa teoria não pode ser confirmada na sua época (~90 a.C).[2]

Cuidados extras devem ser tomados perto de pântanos, pelas razões anteriores, e por causa de certas criaturas minúsculas, que não podem ser vistas pelos olhos, que flutuam no ar e entram no corpo pela boca e nariz, e causam sérias doenças[3]

Obras [4] [editar | editar código-fonte]

Annales

Antiquitates rerum humanarum et divinarum

De familiis Troianis

De gente populi Romani

De lingua Latina (Sobre a língua latina[5] )

De vita sua

Epistulae

Grammatica

Historica

Logistorici

Menippeae saturae

Philosophica

Res rusticae (As Coisas do Campo[6] )

Res urbanae

Sententiae

Referências

  1. De civitate Dei, VI, 5
  2. "1000 Events that Shaped the Word" - National Geographic Society (Nova Iorque e Washington) - Foreword by Jared Diamond
  3. Marco Terêncio Varrão, Sobre a Agricultura, Livro I, 12.2
  4. http://www.thelatinlibrary.com/varro.html
  5. http://www.thelatinlibrary.com/varro.html
  6. http://www.thelatinlibrary.com/varro.html
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia