Marcos Juárez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marcos Juárez é uma cidade do leste da província de Córdova, Argentina, e capital do departamento homónimo.

Encontra-se na Pampa Húmeda, a 60 km ao leste de Bell Ville, a 256 km de Córdoba e a 25 km do limite com a provincia de Santa Fe, comunicada pela rodovia Ruta Nacional 9.

Possui 24.226 habitantes segundo o Censo Nacional de Población 2001 e 26.452 pobladores segundo o Censo Provincial 2008.

Marcos Juárez é conhecida na região pelo crescimento económico sustentável relacionado com os setores agropecuaria e agroindustrial. Também é conhecida como a “Cidade do Emprego” pois tem demostrado que apesar da situação económica desfavorável da Argentina o desemprego em Marcos Juárez apenas era de 1,5 % da população económicamente ativa enquanto a nível nacional era de 8,8%.

Clima[editar | editar código-fonte]

Sub-tropical, monzónico, temperado úmido. A temperatura média máxima anual, 24.2 °C, com uma máxima absoluta de 42.0 °C; Tº media mínima anual, 11.1 °C, com uma mínima absoluta de -10.2 °C; velocidade do vento promedio, 6,7 km/h; chuvas anuais, 896 mm; período medio sem geadas, 256 días.

Nuvola apps kweather.svg Dados climatológicos para {{{localidade}}} Weather-rain-thunderstorm.svg
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Precipitação (mm) 113,6 102,5 11,3 25,1 99,5
Fonte: n/a

Esportes[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com vários clubes esportivos. Os mais destacados são Argentino (fundado em 1906) e San Martín (1950). Históricamente, Argentino priorizou o futebol sobre as demais disciplinas, como na maioria dos clubes do país. Conta com uma grande historia e na década de '80 chegou perto de disputar o Campeonato Nacional B. O clube San Martín logrou seus maiores éxitos a través do basquete, disputando as primeras categorias nacionais.

Experimentação agropecuaria[editar | editar código-fonte]

Perto da cidade se encontra a Estación Experimental Agropecuaria Marcos Juárez do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria

Cidades Irmãs[editar | editar código-fonte]

Depois de ter concluído os passos propostos e impulsionado pelo Centro Internacional de Negócios "Productiva" na Argentina, junto com a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo China-América Latina e os Municípios de Marcos Juarez e Qing Gong Chen, 22 de setembro de 2009, uma delegação do público - privado reeleito liderado pelo prefeito Eduardo R. Avalle e membros do governo e das empresas coordenadas por Gustavo Biagiotti Media Manager e consultor protocolo Paul Zhou, materializou a assinatura da ata de geminação sob CENTRAL CHINA EXPO, a mega-exposição asiático, tendo também a presença de prefeitos, primeiros-ministros, ministros e secretários de Leste e América Latina. Prevemos nova geminação no Oriente e no MERCOSUL.

Cidades Co-Irmãs[editar | editar código-fonte]