Mare Tranquillitatis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa do Mar da Tranquilidade, que mostra o local de pouso da Apollo 11 e da sonda Surveyor 5 indicadas por seus números. Nas regiões montanhosas em volta, encontram-se assinalados os pousos das Apollo 16 e 17

O Mare Tranquillitatis ou Mar da Tranquilidade é uma região lunar, feita de lava basáltica solidificada, localizada na face visível da Lua, onde pousou o Módulo Lunar Eagle, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, na primeira missão espacial a pousar na Lua.

A área de alunissagem da Apollo 11 está localizada nas coordenadas lunares do Mar da Tranquilidade em 0.8° N, 23.5° E e foi batizada por Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar no satélite, de Base da Tranquilidade.

Três pequenas crateras ao norte do local de pouso da nave foram chamadas de Armstrong, Aldrin e Collins, em homenagem aos tripulantes da Apollo 11.

Em 1965, o Mar da Tranquilidade já havia sido visitado por outro objeto terrestre, quando a sonda Ranger foi levada a se chocar contra sua superfície após tirar mais de sete mil fotos do satélite em órbita.

Lá também foi o local de pouso de outra sonda não-tripulada, a Surveyor 5.

Ícone de esboço Este artigo sobre Lua é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.