Margarida da Grécia e Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarida de Hohenlohe-Langenburg
Princesa Titular de Hohenlohe-Langenburg
Princesa da Grécia e Dinamarca
Margarida (em baixo, à esquerda) com a irmã Teodora e as primas Maria e Anastásia da Rússia.
Princesa Titular de Hohenlohe-Langenburg
Período 11 de dezembro de 1950 - 11 de maio de 1960
Predecessor Alexandra de Saxe-Coburgo-Gota
Sucessor Carlota de Croÿ
Cônjuge Godofredo de Hohenlohe-Langenburg
Descendência
Natimorta
Kraft de Hohenlohe-Langenburg
Beatriz de Hohenlohe-Langenburg
Jorge de Hohenlohe-Langenburg
Alberto de Hohenlohe-Langenburg
Roberto de Hohenlohe-Langenburg
Pai André da Grécia e Dinamarca
Mãe Alice de Battenberg
Nascimento 18 de Abril de 1905
Corfu, Grécia
Morte 24 de abril de 1981 (76 anos)
Langenburg, Alemanha

Margarida da Grécia e Dinamarca (em grego: Πριγκίπισσα Μαργαρίτα της Ελλάδας και Δανίας), (18 de abril de 190524 de abril de 1981) foi a filha mais velha do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Nasceu na ilha de Corfu, na Grécia.

Família[editar | editar código-fonte]

Pelo lado do pai, Margarida era neta do rei Jorge I da Grécia e da grã-duquesa Olga Constantinovna da Rússia, que era neta do czar Nicolau I da Rússia. Pelo lado da mãe, era uma trineta da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. A sua mãe era neta da princesa Alice do Reino Unido, segunda filha da rainha Vitória e do príncipe Alberto.[1]

Margarida era irmã do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, o marido e consorte da rainha Isabel II do Reino Unido. Tinha também três irmãs: Teodora, Cecília e Sofia.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Margarida casou-se com o príncipe Godofredo de Hohenlohe-Langenburg, a 20 de abril de 1931 em Langenburg, Alemanha. Godofredo era o filho mais velho do príncipe Ernesto II de Hohenlohe-Langenburg e da sua esposa, a princesa Alexandra de Saxe-Coburgo-Gota, uma neta pela linha masculina da rainha Vitória e do príncipe Alberto através do seu segundo filho Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota e da sua esposa, a grã-duquesa Maria Alexandrovna da Rússia, uma filha do czar Alexandre II da Rússia e da princesa Maria de Hesse e do Reno. Como tal, tanto Margarida como Godofredo tinham como antepassados comuns a rainha Vitória do Reino Unido e o czar Nicolau I da Rússia.

O casal teve seis filhos:

As quatro crianças mais velhas nasceram todas em Schwäbisch Hall, enquanto que os dois rapazes mais novos, gémeos, nasceram em Langenburg.

Morte[editar | editar código-fonte]

A princesa Margarida morreu a 24 de abril de 1981 em Langenburg, na Alemanha. Viveu mais vinte e um anos do que o marido.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Margarida da Grécia e Dinamarca