Margarida de Áustria, Rainha de Portugal e Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
D. Margarida rainha de Espanha e Portugal.

Margarida de Áustria (Graz, 25 de dezembro de 1584 - El Escorial, 3 de outubro de 1611) foi arquiduquesa da Áustria e, desde 1599 até à sua morte, rainha de Espanha, Portugal, Nápoles e Sicília.

Margarida era filha do Arquiduque Carlos da Áustria (o que fazia dela neta do Sacro Imperador Romano-Germânico Fernando I) e da arquiduquesa Maria Ana de Baviera.

Teve catorze irmãos, entre os quais se contam a rainha Ana da Polónia (esposa de Sigismundo III da Polônia) e o imperador alemão Fernando II.

Em 18 de Abril de 1599, pelo seu casamento com o primo Habsburgo Filipe III de Espanha (II de Portugal), tornou-se rainha consorte de Espanha, Portugal, Nápoles e Sicília.

A rainha Margarida de Áustria se opôs aos abusos e influência do Duque de Lerma, ministro de seu marido, sobre os assuntos de governo. O Duque conseguiu, primeiramente, que a rainha perdesse influência na corte, mas com a ajuda do confessor real o frei Luis de Aliaga, iniciou-se uma investigação que deixou a mostra as corrupições que rodeavam o duque de Lerna e seus colaboradores. Alguns destes, como Rodrigo Calderón, foram declarados culpados. O Duque de Lerna perdeu sua influência e teve que abandonar a vida publica em 1618. A rainha Margarida, promotora deste processo, não pode ver a queda de seu inimigo porque havia falecido sete anos antes, por causa de complicações que sofreu durante um parto. Foi avó materna de Luís XIV de França e do Imperador Leopoldo I de Habsburgo, ambos inimigos irreconciliaveis. Margarida e felipe III tiveram oito filhos:

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Margarida de Áustria, Rainha de Portugal e Espanha
Precedido por:
Ana de Áustria
Flag Portugal (1578).svg
Rainha de Portugal

15991611
Sucedido por:
Isabel de Bourbon
Coat of Arms of Margaret of Austria (1584-1611), Queen Consort of Spain.svg
Rainha de Espanha

15991611
Ícone de esboço Este artigo sobre Rainhas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História da península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.