Margarida de Bourbon-Parma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margarida de Bourbon-Parma
Princesa de Parma e Piacenza
Infanta de Espanha
Duquesa de Madrid
Cônjuge Carlos Maria de Bourbon e Áustria-Este
Descendência
Branca
Jaime
Elvira
Beatriz
Alice
Nome completo
Margarida Maria Teresa Henriqueta de Bourbon-Parma
Casa Bourbon-Parma
Pai Carlos III de Parma
Mãe Luísa de Bourbon
Nascimento 1 de Janeiro de 1847
Lucca, Ducado de Parma
Morte 29 de janeiro de 1893 (46 anos)
Viareggio, Reino de Itália

Margarida Maria Teresa Henriqueta de Bourbon-Parma (em italiano Margherita Maria Teresa Enrichetta di Borbone-Parma) (Lucca, 1 de janeiro de 1847 - Viareggio, 29 de janeiro de 1893), foi princesa de Parma e Piacenza; Infanta de España e Duquesa de Madrid pelo casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Margarida era a filha mais velha do duque Carlos III de Parma e de Luísa de França. Seus avós paternos foram o duque Carlos II de Parma e ‎Maria Teresa de Saboia; enquanto seus avós maternos foram Carlos Fernando de Artois, Duque de Berry (filho do rei Carlos X de França) e Maria Carolina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi sobrinha de Henrique de Artois, conde de Chambord, que "reinou" por sete dias (2 a 9 de agosto de 1830) como Henrique V de França.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Margarida de Bourbon-Parma e Carlos de Bourbon, Duque de Madrid.

Casou-se em 4 de fevereiro de 1867, no Castelo de Frohsdorf, em Lanzenkirchen, com Carlos Maria de Bourbon e Áustria-Este, infante de Espanha, auto intitulado Duque de Madri e Conde de Alcarria, pretendente carlista ao trono espanhol (como Carlos VII) e pretendente legitimista ao trono francês (como Carlos XI). Carlos era filho de João Carlos de Bourbon, conde de Montizón - pretendente carlista ao trono espanhol (como João III) e pretendente legitimista ao trono francês (como Jean III) - e da arquiduquesa Beatriz de Áustria-Este. O casal teve cinco filhos:

  • Jaime (1870-1931), Duque de Madrid, pretendente carlista ao trono espanhol (como Jaime III) e pretendente legitimista ao trono francês (como Jacques I). Não se casou.
  • Alice (1876-1975), infanta de Espanha, casada em primeiras núpcias com o príncipe Frederico de Schönburg-Waldenburg, com descendência. Casou-se em segundas núpcias, morganaticamente, com Lino del Prete, com descendência.

Morte[editar | editar código-fonte]

Margarida morreu em Viareggio, em 29 de janeiro de 1893, aos 46 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Villa Borbone, em Viareggio.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Margarida de Bourbon-Parma
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.