Margaritifer Terra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margaritifer Terra
Planeta Marte
Tipo terra
Coordenadas 4.9° S, 25° W
Extensão 2.600 km
Quadrângulo Margaritifer Sinus e Oxia Palus

Margaritifer Terra é uma região antiga e repleta de crateras em Marte. Ela está centrada pouco a sul do equador marciano, a 4.9° S 25° W, e cobre uma área de 2.600 km em sua extensão máxima. Esta área exibe "terreno caótico", canais de escoamento, e planícies aluviais a presença dessas formações geológicas indica inundações gigantescas. Padrões de erosão eólica também estão em evidência. Uma região dentro desta terra exibe algumas das maiores densidades de redes de vales no planeta. Ares Vallis é outra formação geológica notável, onde os padrões de fluxo estão em evidência; esta região foi o local de aterrissagem das sondas Mars 6 e Mars Pathfinder da NASA.

Acredita-se que as crateras Holden e Eberswalde em Margaritifer Terra sejam remanescentes de lagos antigos por exibirem deltas e o mineral esmectita de ferro e magnésio, que necessita de água para se formar. [1]


Margaritifer Terra recebeu este nome em 1979, em referência à Costa da Pérola, sul da Índia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Murchie, S. et al. 2009. A synthesis of Martian aqueous mineralogy after 1 Mars year of observations from the Mars Reconnaissance Orbiter. Journal of Geophysical Research: 114.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.