Margo Guryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Margo Guryan
Informação geral

Margo Guryan (Nova Iorque) é uma cantora e compositora estadunidense. Mistura elementos do pop, folk e jazz. Ela é mais conhecida por seu álbum de 1968, Take a Picture. Suas canções foram gravadas por Mama Cass, Glen Campbell e Astrud Gilberto, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Margo Guryan cresceu nos subúrbios de Nova Iorque e desde cedo se interessou por música. Na Universidade de Boston, ela estudou piano clássico e jazz, tendo como ídolos músicos como Max Roach e Bill Evans. Ela começou como uma jazzista até que, por meio de um amigo, conheceu a música God Only Knows do álbum Pet Sounds dos Beach Boys. De acordo com Guryan,

"Eu achei simplesmente maravilhoso. Eu comprei o disco e o toquei milhões de vezes, então, sentei e escrevi Think of Rain. Foi desse jeito mesmo que eu comecei a compor daquela forma. Eu simplesmente decidi que era melhor do que estava acontecendo no jazz."

Em 1968, ela lançou o álbum Take A Picture. Take A Picture era um álbum alegre, cheio de melodias pop coloridas por uma influência de jazz. Todavia, devido à recusa de Guryan sair em turnê, o álbum foi pouco promovido e não causou impacto. Resignada, Guryan retirou-se da cena profissional e tornou-se professora de música.

Recentemente, contudo, ressurgiu notavelmente o interesse pelo seu trabalho nos anos 1960 - o suficiente para fazer o Take A Picture ser relançado em 2000 por Franklin Castle Records. Além disso, uma coletânea de demos intitulada 25 Demos tornou-se disponível. Em 2006, a música Take A Picture foi usada numa propaganda de celular com câmera.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]