Marguerite Bourgeoys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marguerite Bourgeoys
Piere le Ber - O verdadeiro retrato de Marguerite Bourgeoys - 1700
Nascimento 17 de abril de 1620 em Troyes, França Flag of France.svg
Morte 12 de janeiro de 1700
Veneração por Catolicismo e Igreja Anglicana do Canadá
Beatificação 12 de novembro de 1950 por Pio XII
Canonização 31 de outubro de 1982
Festa litúrgica 12 de janeiro
Gloriole.svg Portal dos Santos


Santa Marguerite Bourgeoys (17 de abril de 1620 em Troyes, França - 12 de janeiro de 1700, Ville Marie, atual Montreal, Canadá), foi a fundadora da Congregação Notre-Dame de Montreal.

Era a sétima numa família de doze crianças de pais devotos: Abraham Bourgeoys e Guillemette Garnier. Foi batizada na igreja Saint-Jean no dia de seu nascimento.

Juventude e partida para o Canadá[editar | editar código-fonte]

Na idade de 20 anos Marguerite recebe um "chamado" no dia da festa do Rosário. Durante uma procissão, a visão de uma estátua de Maria a teria sensibilizado e teria então recebido a missão de se dedicar a Deus. Ingressa na comunidade da Congregação de Notre-Dame de Troyes.

Dedica-se à comunidade durante treze anos, até seu encontro com Paul Chomedey de Maisonneuve, governador de Montreal na Nova França, que estava na França a procura de pessoas para desenvolver a colônia no Novo Mundo. Maisonneuve convida Marguerite a acompanhá-lo ao Canadá para ensinar na então Ville Marie (antigo nome de Montreal).

Marguerite aceita o convite e passa o resto de sua vida na América do Norte, retornando ainda à França por três vezes para recrutar educadores. Falece em Montreal a 12 de janeiro de 1700.

Obras[editar | editar código-fonte]

Após doar parte de sua herança a membros de sua família, viaja ao Canadá em 1653. Inicia a construção da capela Notre-Dame de Bon-Secours. Abre a primeira escola em 1658. Em 1663, acolhe as filhas do rei, que Louis XIV havia recrutado para povoar a colônia.


Beatificação e Canonização[editar | editar código-fonte]

Foi declada Venerável em 1878, beata por Pio XII em 1950 e depois canonizada por João Paulo II em 1982. É venerada como santa pelas igrejas Católica Romana e Anglicana do Canadá. Seu corpo repousa na capela Notre-Dame de Bon-Secours na Vieux Montreal.

Placa memorial sobre a frente da igreja Saint-Jean em Troyes


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Marguerite Bourgeoys