MariaDB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
MariaDB
Desenvolvedor Michael 'Monty' Widenius
Escrito em C, C++, Perl, Bash
Gênero(s) RDBMS
Licença GNU General Public License (versão 2), LGPL
Página oficial mariadb.org/
O combinação LAMP

MariaDB é um banco de dados que surgiu como fork do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle.1 O Google está seguindo a mesma trilha de projetos como a Wikipedia e distribuições como a SUSE e trocando o MySQL pelo seu fork MariaDB. O Google também está colaborando com a MariaDB Foundation, incluindo o desenvolvimento de recursos no software que permitam a migração.

A intenção principal do projeto é manter uma alta fidelidade com o MySQL.

O líder do MariaDB é Michael 'Monty' Widenius, o fundador do MySQL e da Monty Program AB.Para conseguir isso, Programa Monty trabalha para contratar os melhores e mais brilhantes desenvolvedores do setor, trabalhar em estreita cooperação com a maior comunidade de usuários e desenvolvedores no verdadeiro espírito do software livre e open source e software de lançamento de uma forma que equilibre a previsibilidade com confiabilidade.

Portal A Wikipédia possui o portal:

MariaDB é um avançado substituto para o MySQL e está disponível sob os termos da licença GPL v2.

Segurança

A segurança é muito importante no mundo de hoje e é um foco especial para os desenvolvedores do MariaDB. O projeto mantém os seus próprios patches de segurança situados no core de MySQL. Para cada versão do MariaDB os desenvolvedores também incluem todos os patches de segurança do MySQL e suas melhorias, caso necessário. Quando problemas de segurança críticos são descobertos, os desenvolvedores imediatamente preparam e distribuem novas versões do MariaDB para obter as correções o mais rápido possível.

Muitos dos problemas de segurança encontrados no MySQL e MariaDB foram encontrados e relatados pela equipe MariaDB. A equipe trabalha em estreita colaboração com o MariaDB http://cve.mitre.org/ para garantir que todas as questões de segurança sejam prontamente comunicadas e explicadas o mais detalhadamente possível.

Compatibilidade

MariaDB é mantido atualizado com a última versão do MySQL e irá funcionar exatamente como MySQL. Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs que existem no MySQL também existem no MariaDB. Não há necessidade de conversão de dados para exibir MariaDB.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]