Maria Adelaide de Cambridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maria Adelaide de Hanôver)
Maria Adelaide
Princesa do Reino Unido e Duquesa de Teck
Maria Adelaide de Cambridge
Nascimento 27 de novembro de 1833
  Hanôver, Hanôver
Morte 27 de outubro de 1897 (63 anos)
  Londres, Reino Unido
Sepultado em Capela de São Jorge, Windsor, Berkshire, Reino Unido
Nome completo  
Mary Adelaide Wilhelmina Elizabeth
Marido Francisco, Duque de Teck
Descendência Maria de Teck
Adolfo, Duque de Teck
Francisco de Teck
Alexandre de Teck
Casa Hanôver (por nascimento)
Württemberg (por casamento)
Pai Adolfo, Duque de Cambridge
Mãe Augusta de Hesse-Cassel
Brasão

Princesa Maria Adelaide de Cambridge (Hanôver, 27 de novembro de 1833Londres, 27 de outubro de 1897), conhecida como Maria, a Gorda[1][2][3], foi uma princesa britânica, neta do rei Jorge III do Reino Unido, por nascimento, e duquesa de Teck por casamento.

Foi mãe da rainha Maria de Teck, esposa do rei Jorge V do Reino Unido, e bisavó da rainha Isabel II do Reino Unido, além de prima direita da rainha Vitória do Reino Unido.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Maria Adelaide, por Franz Xaver Winterhalter, 1846

Maria Adelaide passou os primeiros anos de sua vida em Hanôver, onde seu pai atuou como vice-rei de Hanôver no lugar de seus tios Jorge IV e mais tarde Guilherme IV. Seu amor por alimentos e tendência a comer em excesso levou a tornar-se muito acima do peso, e posteriormente foi apelidada de "Maria, a Gorda".

Após a morte de Guilherme IV, a prima de Maria Adelaide, princesa Alexandrina Vitória de Kent, subiu ao trono em 1837. No entanto, por causa da lei sálica, Vitória foi impedida de subir ao trono de Hanôver, que foi passado para o príncipe Ernesto Augusto, Duque de Cumberland. Assim, o Duque de Cambridge já não era necessário, em Hanôver, e voltou para Londres com sua família, fixando residência no Palácio de Kensington.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Com a idade de 30 anos, Maria Adelaide ainda era solteira. Sua aparência pouco atraente e falta de renda foram fatores contribuintes, como a sua idade avançada. No entanto, seu real valor não a impedia não se casar com alguém de seu sangue azul. Sua prima a rainha Vitória ficou com pena dela, e começou a procurar-lhe pretendentes solteiros.

O rei italiano Vítor Emanuel II da Itália, viúvo na altura, foi considerado um noivo em potencial para Maria, bem como o príncipe Guilherme de Baden e os duques de Brunswick e Saxe-Meiningen.[4]

Posteriormente, um candidato adequado foi encontrado em Württemberg, o príncipe Francisco de Teck. O príncipe era de mais baixa patente que Maria Adelaide, pois, era um produto de um casamento morganático e não tinha direitos de sucessão ao trono de Württemberg, mas pelo menos tinha o mínimo, o título de príncipe e era de sangue real. Sem outras opções disponíveis, Maria Adelaide decidiu casar com ele. O casal se casou em 12 de junho de 1866, na Igreja de Kew, Surrey.

Maria Adelaide pediu que seu novo marido recebesse o tratamento de Sua Alteza Real, mas a proposta foi recusada pela rainha Vitória. Ele, contudo, recebeu o tratamento de Sua Alteza no Reino Unido em 1887 para celebrar o jubileu de ouro da rainha Vitória.

Eles tiveram quatro filhos:[5]

O Duque e a Duquesa de Teck decidiram residir em Londres, em vez de no Reino de Württemberg, principalmente porque Maria Adelaide tinha o único ganha-pão para a família Teck. Ela recebia 5 000 £ por ano, como uma anuidade parlamentar para a realização de deveres reais. Sua mãe, a princesa Augusta, também colaborava com a sua renda complementar. Os pedidos para a rainha Vitória de fundos extras geralmente eram recusados. No entanto, a rainha deu-lhes apartamentos no Palácio de Kensington[6] e o White Lodge, em Richmond Park, como casa de campo.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Faleceu em 27 de outubro de 1897. Está sepultada na Capela de São Jorge (Castelo de Windsor).[7]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Brasão da Princesa Maria Adelaide de Cambridge.
  • 27 de novembro de 1833 – 12 de junho de 1866: "Sua Alteza Real, a Princesa Maria Adelaide de Cambridge"
  • 12 de junho de 1866 – 16 de dezembro de 1871: Sua Alteza Real, a Princesa Francisco de Teck"
  • 16 de dezembro de 1871 – 27 de outubro de 1897: "Sua Alteza Real, a Duquesa de Teck"

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wilson, A.N. (2014). Victoria: a Life Primeira (Norte-americana) ed. Nova iorque: Penguin Press HC. p. CXCV. ISBN 978-1594205996 
  2. «Mary Adelaide, Princess». Oxford DNB. Oxford University Press. Consultado em 28 de outubro de 2014 
  3. Ridley, Jane (2014). The Heir Apparent: a Life of Edward VII, the Playboy Prince Digital ed. Nova Iorque: Random House. ISBN 978-0812972634. Consultado em 31 de outubro de 2014 
  4. Vovk, Justin C., Imperial Requiem: Four Royal Women and the Fall of the Age of Empires (2014), pp.13-14 [1]
  5. ‘Teck’, Who Was Who, A & C Black, 1920–2008; online edn, Oxford University Press, Dec 2007 Consultado em 4 de janeiro de 2012
  6. «Queen Mary. Devotion to duty». The Sydney Morning Herald. 21 de janeiro de 1936. Consultado em 21 de julho de 2013 
  7. Maria Adelaide de Cambridge (em inglês) no Find a Grave
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.