Maria Alice de Mendonça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maria Alice de Mendonça ([onde?], [quando?]) uma pianista e compositora brasileira intérprete de música contemporânea.

Estudos[editar | editar código-fonte]

Estudou com Linda Bustani, HJ Koellreutter e Antônio Guerreiro. Ela aperfeiçoou seus estudos em alta interpretação pianística no Brasil e no exterior com Luiz Carlos de Moura Castro, Heitor Alimonda, Gilberto Tinetti, Homero Magalhães, Antônio Guedes Barbosa (Brasil), Roberto Bravo (Chile), Vitaly Margulis, Roux Robert, Thomas Mastroianni e Boaz Sharon (EUA), Sergei Dorenski e Gambarian Maria (Rússia), Maria de Jesus Crespo (Espanha) e Carla Giudici (Itália).

Maria Alice de Mendonça é doutora em Piano Performance pela University of California (UCLA), Los Angeles, onde se graduou com honras. Durante a sua pós-graduação, foi contemplada com bolsas de estudos: Gluck Music Performance Program, Mimi Alpert Feldman Scholarship Fund, Evelyn & Mo Ostin Prêmio Artes Cênicas, Clifton Webb Belas Artes de Bolsas de Estudo e o mais prestigiado "Dissertação de Bolsas Ano".

Sua dissertação (2008) "A Evolução e a Transformação de Música Multidimensional na Cultura Contemporânea" aborda os fundamentos contextuais para uma emergente multidimensionalidade, em que a música se inclina em direção à consciência supraracional em que as qualidades espirituais da música podem melhor se desdobrar. O uso de fontes que vão desde teorias científicas (como física quântica, cosmologia e holografia) à contemporâneos exemplos musicais, além de estudos recentes sobre as conexões entre música e consciência, revela as formas em que a música multidimensional está ligada ao desenvolvimento científico vibracional da realidade e da consciência humana e como esta evidência pode transformar o papel da música, do intérprete e do compositor no século XX.

Seu sucesso foi ampliado para o campo acadêmico e pedagógico, obtendo as melhores notas no mestrado em Piano Performance (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e na Pós-Graduação em Musicologia (Escola Brasileira de Música - Rio de Janeiro). Maria Alice também foi contratada pelo Ministério da Cultura para coordenar um projeto de musicalização básica para professores de um distrito de Juiz de Fora (Minas Gerais).

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Vencedora do respeitado Grammy, conferido pela Academy of Recording Arts & Sciences em 2003, a pianista acumula prêmios no Brasil, como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Araçatuba e o segundo no Concurso Nacional de Ribeirão Preto. Regularmente, é convidada para tocar em todo o país. À nível internacional, tem realizado concertos na Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, França, Estados Unidos da América, República Checa e Rússia.

Foi destaque na Badia di Cava Music Festival (Itália-1997) e no Festival Internacional de Música de Villaller (Espanha-1997). Recebeu também em 1997 prêmio pela Accademia Musicale Jacopo Napoli na Itália.

Desde que conquistou o primeiro prêmio no concurso para o cargo de professor de Piano da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1997, tem realizado importante trabalho como pesquisadora de música e educadora de uma nova geração de pianistas.

Gravações[editar | editar código-fonte]

Maria Alice lançou dois CDs de música multidimensional com composições próprias, intitulados "A Metamorfose" e "Transcendental" (2004). Tem um toque internacional, que mescla música clássica - o minimalismo, o expressionismo, o impressionismo, a música fractal Ligeti - jazz e o fluxo sagrado da música oriental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Blog oficial - http://mariaalicepiano.blogspot.com/