Maria Doyle Kennedy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Doyle Kennedy
Nome completo Maria Josephine Doyle Kennedy
Nascimento 25 de Setembro de 1964 (49 anos)
Clontarf,  Irlanda
Ocupação Actriz e cantora
Cônjuge Kieran Kennedy
IMDb: (inglês)

Maria Josephine Doyle Kennedy (Clontarf, 25 de Setembro de 1964 -) é uma actriz e cantora irlandesa. Em 1988, ela casou com o músico Kieran Kennedy.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Maria lançou a sua própria música em Mermaid Records, uma marca que ela própria fundou, em 2001.

A sua estreia a solo foi com o álbum Charme lançado em 2001. Ela coordenou o álbum Sirens que é uma compilação de artistas do sexo feminino e que foi lançada em 2003. Ela lançou o álbum Skullcover composto de versões cover, em 2005.

O mais recente trabalho de Maria chama-se Mütter.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Kennedy participou em "Nataly Murphy in The Commitments" (1991) e também pode ser vista em Gregory's Two Girls (1999), "Nothing Personal", "Moll Flanders" (1996), "The MatchMaker" (1997), "I Could Read the Sky" (1999), "Miss Julie" (1999), "J.J. Biker" (2001), "Mystics" (2002), "Tara Road" (2005) and "Spin The Bottle" (2003).

Ela também trabalhou em alguns filmes/séries televisivas. Por exemplo, ela teve uma pequeno papel como Patsy, a assistente do sofrimento Eoin McLove, na sitcom irlandesa "Father Ted", e como Marie, irmã de Stuart, na versão do Reino Unido de "Queer as Folk". Mais recentemente, ela interpretou o papel de Catarina de Aragão, em "The Tudors", pelo qual ela ganhou um IFTA Award como Melhor Actriz em Papel Secundário numa Série Televisiva.

Maria Doyle Kennedy fez uma aparição no seriado "Dexter" do canal Showtime, interpretando a babá do filho do personagem principal interpretado pelo ator Michael C. Hall.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.