Maria Leszczyńska

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Leszczyńska
Maria Leszczyńska
Retrato de 1740 por Louis Tocqué.
Rainha Consorte da França e Navarra
Reinado 4 de setembro de 1725
a 24 de junho de 1768
Antecessor(a) Maria Teresa de Áustria
Sucessor(a) Maria Antonieta
 
Nascimento 23 de junho de 1703
  Trzebnica, Duas Nações
Morte 24 de junho de 1768 (65 anos)
  Versalhes, França
Sepultado em Basílica de Saint-Denis, França
Nome completo  
em polonês: Maria Karolina Zofia Felicja Leszczyńska
Cônjuge Luís XV de França
Casa Leszczyński
Bourbon
Pai Estanislau I da Polônia
Mãe Catarina Opalińska
Religião Catolicismo Romano
Assinatura Assinatura de Maria Leszczyńska

Maria Carolina Sofia Felícia Leszczyńska (Trzebnica, 23 de junho de 1703Versalhes, 24 de junho de 1768) foi rainha de França, por casamento com Luís XV, o Bem-amado. Nascida em território prussiano, era filha de Estanislau I, rei da Polônia e Senhor das terras da Lituânia, e de Catarina Opalynska.

Biografia

Após a queda de seu pai, e a ascensão de Augusto da Saxônia como rei da Polônia, Maria e sua família foram viver na Alemanha, onde sofreram algumas privações. Estanislau empenhou-se em granjear um bom casamento para sua filha, fê-la noiva do duque de Bourbon, regente da França em nome de Luis XV.

Intrigas na corte francesa, encabeçadas pelo próprio duque, e por sua amante, a marquesa de Prie, levaram o jovem rei Luís, então com 15 anos, a desposar Maria, sete anos mais velha. O duque e a marquesa tinham medo de que uma noiva rica, bela e dominadora viesse a tomar influência sobre o rei.

Estátua de Maria no Museu do Louvre, de autoria de Guillaume Coustou, o Velho.

A corte logo comentou sobre a união do rei de França com uma princesa, cujo pai "não fora rei por mais de 4 anos (4 de outubro de 1705 - 8 de agosto de 1709)". Consumado o casamento na primeira noite, durante os dez anos seguintes, a fértil rainha deu à luz dez filhos, embora nem todos tenham sobrevivido. Foram eles:

  • Isabel (1727 – 1759), Madame ou Madame Première (depois Madame Infante)Mais tarde conhecida como Duquesa de Parma. Casou-se com Dom Filipe de Bourbon, Infante de Espanha, mais tarde Duque de Parma.
  • Henriqueta (1727 – 1752), Madame Seconde (depois Madame Henriette e Madame) gêmea da anterior.
  • Maria Luísa (1728-1733), Madame Troisième
  • Luís Fernando (1729 – 1765) Delfim de França. Casou-se com a Infanta Maria Teresa Raffaela de Espanha, e depois com Maria Josefa de Saxônia.
  • Filipe (1730-1733), Duque de Anjou
  • Adelaide (1732 – 1800), Madame Quatrième(depois Madame Troisième, Madame Adélaïde e Madame)
  • Vitória (1733 – 1799), Madame Quatrième (depois Madame Victoire)
  • Sofia (1734 – 1782), Madame Cinquième (depois Madame Sophie)
  • Teresa (1736-1744), Madame Sixième (depois Madame Thérèse)
  • Luísa (1737 – 1787), Madame Septième (depois Madame Louise)Tornou-se freira.

Pouco antes do nascimento de Madame Septième, a rainha teve de suportar a traição do marido com uma dama da corte, a condessa de Mailly. Logo depois o rei começou a se envolver com as irmãs desta, até que uma delas, Madame de Chatêauroux, foi nomeada sua dama de companhia (dame du palais). Iniciou-se então uma série de abandono por parte do marido e constantes humilhações, como ocorreu nas chamadas Cenas de Metz, quando Luís doente foi aconselhado a mandar embora sua amante, a Chatêauroux. Após sua recuperação, a devota Maria, que tanto chorara ao lado da cama do marido, foi despachada de Metz a Versalhes com extrema rudeza. Para distrair-se na ociosa vida na corte, a rainha pintava e jogava muito, contraindo dívidas, pagas por Luís e por seu pai, estabelecido na França como duque de Lorena. Faleceu em Versalhes em 1768, deixando o remorso no coração do rei.


Precedida por
Maria Teresa de Habsburgo
Rainha da França

4 de setembro de 172524 de junho de 1768
Sucedida por
Maria Antonieta de Habsburgo-Lorena


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maria Leszczyńska