Maria Luísa d'Orleães (1662-1689)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Maria Luisa de Orléans, rainha da Espanha.

Maria Luísa d'Orleães (Palais Royal, 27 de março de 1662Madri, 12 de fevereiro de 1689) foi a rainha consorte da Espanha.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filha de Filipe I, Duque d'Orleães e de sua prima e primeira esposa Henriqueta Ana Stuart. Os seus avós paternos eram Luís XIII de França e Ana da Áustria. Seus avós maternos eram Carlos I de Inglaterra e Henriqueta da França.

O seu tio paterno era Luís XIV da França. Entre os seus tios maternos figuravam Carlos II da Inglaterra e Jaime II da Inglaterra.

Foi a primeira esposa do rei Carlos II da Espanha, com quem se casou em 1679. Assustada com a ideia deste casamento, ela lançou-se aos pés de Luís XIV pedindo para que ele renunciasse a este projeto: rindo, o Rei diz-lhe que não é digno que a rainha da Espanha ajoelhe-se aos pés do rei de França. Não tiveram filhos, e seu marido também não teve filhos com sua segunda esposa, Maria Ana de Neuburgo. Embora seja apreciada pela sua beleza, depois do seu casamento sem amor com o parvo rei da Espanha, ela entrou em depressão e obesidade mórbida. Sofreu a hostilidade da Corte que manipula o fraco soberano e joga-o contra sua esposa, mesmo assim ela fica grávida mas não efetua a sua gravidez a tempo. Morreu com apenas vinte e sete anos.

Referências

Precedido por
Mariana de Áustria
Rainha de Espanha
Coat of Arms of Marie Louise of Orléans, Queen Consort of Spain.svg

16791689
Sucedido por
Maria Ana de Neuburgo