Maria Luísa de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Luísa de Saboia
Rainha consorte da Espanha
Queen Maria Luisa of Spain, Princess of Savoy.jpg
Maria Luísa de Saboia.
Governo
Vida
Nascimento 13 de Setembro de 1688
Turim
Morte 14 de fevereiro de 1714 (25 anos)
Madri

María Luisa Gabriela de Saboya (originalmente, em italiano Maria Luisa di Savoia),(Turim, 13 de setembro de 1688 - Madri, 14 de fevereiro de 1714).

Rainha consorte da Espanha de 1701 a 1714, foi esposa do rei Filipe V. Filha de Vítor Amadeu II, duque de Saboia e rei de Sardenha (bisneto de Henrique IV de França, primeiro rei francês da Casa de Bourbon) e de Ana Maria de Orleães (filha do duque Filipe I de Orleães, irmão de Luís XIV de França) sua irmã mais velha Maria Adelaide de Saboia foi duquesa de Borgonha e mãe do rei Luís XV.

Em 3 de novembro de 1701 com apenas treze anos de idade contraiu matrimônio com seu primo, o rei Filipe V (primeiro rei espanhol da Casa de Bourbon), neto do rei Luís XIV.

Sob a influência de Marie Anne de La Trémoille e do cardeal Portocarreño, foi nomeada governadora e administradora geral quando seu esposo esteve na Guerra da Sucessão Espanhola, agindo com responsabilidade durante toda a guerra. É considerada uma eficaz rainha regente e uma governadora muito competente, dedicada aos destinos nacionais espanhóis. Foi também a mãe do rei da Espanha Fernando VI.

Faleceu aos 25 anos de idade devido ao mal de escrófulas (no pescoço) e depois de grande agonia.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Teve quatro filhos com rei Filipe V:

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Rainha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.