Maria Teresa de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde junho de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Maria Teresa
Grã-duquesa do Luxemburgo
Maria Teresa Mestre.jpg
Governo
Consorte Henrique de Luxemburgo
Vida
Nascimento 22 de março de 1956 (58 anos)
Havana,  Cuba
Pai Jose Antonio Mestre
Mãe Maria Teresa Batista-Falla de Mestre

Maria Teresa de Luxemburgo (nascida em Havana, Cuba, em 22 de março de 1956) é a consorte do grão-duque Henrique de Luxemburgo.

Infância, juventude e educação[editar | editar código-fonte]

María Teresa nasceu em Havana, Cuba, como filha de José Antonio Mestre e de María Teresa Batista-Falla de Mestre. Em outubro de 1959, durante a Revolução Cubana, María Teresa Mestre deixou Cuba com seus pais. A família partiu para Nova Iorque, onde ela estudou na Marymount School. Em 1961, continuou seus estudos no Lycée Français. Em sua infância, María Teresa fez cursos de balé e de canto. Ela praticava esqui, patinação no gelo e natação. Sua família também viveu em Santander, na Espanha, e em Genebra, na Suíça.

Em 1980, graduou-se da Universidade de Genebra em Ciências Políticas. Maria Teresa conheceu o príncipe Henrique em sua faculdade. Por quatro anos, tiveram estudos similares e trabalhavam, às vezes, nos mesmos grupos de estudo. Mestre foi autora de um relatório que comparava a legislação voltada para as mulheres com a maternidade dentro da União Europeia.

A grã-duquesa tem o espanhol como língua nativa e sabe falar francês, inglês, italiano, alemão e luxemburguês.

Interesses sociais e humanos[editar | editar código-fonte]

Durante o mesmo período, demonstrou grande interesse em problemas sociais e humanos, seguindo a tradição de sua família: seus avós tinham ido para Cuba para se devotarem ativamente à filantropia e a tarefas culturais. María Teresa foi membro de um grupo em Genebra que cuidava de pessoas idosas. Ela também ensinava crianças em uma sala de aula.

Em 2006, a grã-duquesa recebeu o Path to Peace Award da Fundação Santa Sé, por sua "rentável contribuição às causas humanitárias".

Casamento e família[editar | editar código-fonte]

Família grão-ducal luxemburguesa
Casa de Nassau-Weilburg
Armoiries Luxembourg Bourbon avec ornements.svg

SAR o Grão-duque
SAR a Grã-duquesa


SAR o grão-duque João


  • SAR a princesa Marie Gabriele
  • SAR a princesa Joan
    • SAR a princesa Charlotte
    • SAR o príncipe Robert
      SAR a princesa Julie
      • SAR a princesa Charlotte
      • SAR o príncipe Alexandre
      • SAR o príncipe Frederik
  • SAR a princesa Alix

María Teresa Mestre casou-se com o príncipe Henrique de Luxemburgo em 14 de fevereiro de 1981. Eles tiveram cinco filhos, quatro meninos e uma menina.

Henrique e María Teresa têm dois netos, Gabriel e Noah de Nassau (nascidos em 2006 e 2007, respectivamente), filhos do Príncipe Louis.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Maria Teresa de Luxemburgo