Graça Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria da Graça Martins da Silva Carvalho

Maria da Graça Martins da Silva Carvalho
Ministro(a) de Portugal
Período XV Governo Constitucional
  • Ministra da Ciência e Ensino Superior


XVI Governo Constitucional

  • Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior
Eurodeputada ao Parlamento Europeu
Período 2009-2014

2019 - presente

Dados pessoais
Nascimento 9 de abril de 1955 (68 anos)
Beja, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Alma mater Instituto Superior Técnico
Partido Partido Social Democrata
Profissão Engenheira mecânica
Website https://www.gracacarvalho.eu/en/

Maria da Graça Martins da Silva Carvalho GOIP (Beja, 9 de abril de 1955) é engenheira mecânica, académica e política portuguesa. Atualmente, exerce funções como eurodeputada do Partido Social Democrata ao Parlamento Europeu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Doutorada pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido.

De 2003 a 2005, Graça Carvalho foi membro do governo português, primeiro como Ministra da Ciência e do Ensino Superior e depois como Ministro da Ciência, Inovação e Ensino Superior nos gabinetes dos primeiros-ministros José Manuel Durão Barroso (2003-2004) e Pedro Santana Lopes (2004–2005).

Carvalho atuou como conselheiro de Durão Barroso na qualidade de Presidente da Comissão Europeia entre 2006 e 2009.

Foi eleita, em 2009, deputada ao Parlamento Europeu pelo Partido Social Democrata, cargo que manteve até 2014. Em 2019, foi novamente eleita deputada ao Parlamento Europeu para a 9.ª legislatura (2019-2024).

A 8 de março de 2002 foi condecorada, no Dia Internacional da Mulher, com o grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, por Jorge Sampaio.[1]

Foi feita Membro do Conselho das Ordens de Mérito Civil a 9 de junho de 2016.

Em 23 de Outubro de 2021, foi agraciada com o Prémio Femina de Honra.

No ano de 2022, foi vencedora dos MEP Awards, conferidos pela Parliament Magazine, na categoria de Futuro da UE e Inovação[2].

Graça Carvalho no Imperial College, em 1978, enquanto aluna de Doutoramento.
Com Leonor Beleza e Manuela Ferreira Leite no Congresso do PSD (2004)

Exerce funções como professora catedrática do IST. Foi conselheira principal para a Ciência, Ensino Superior, Inovação, Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Bureau of European Policy Advisers da Comissão Europeia.

Carreira Académica[editar | editar código-fonte]

É licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Doutorada pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, no Reino Unido.

Maria da Graça Carvalho é Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e tem 30 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação. Foi membro do Conselho de Diretivo e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico, além de ter sido membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Foi fundadora de um grupo de investigação científica com 50 pessoas, intitulado Energia e Desenvolvimento Sustentável no Instituto Superior Técnico. Publicou mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais e mais de 200 artigos em anais de conferências, além de escrever quatro e editar outros 17. Fundou e foi a primeira editora-chefe do "Clean Air – International Journal on Environmental Combustion Technologies" (Gordon e Breach Publishers / Taylor & Francis). Coordenou mais de 20 consórcios europeus e atuou como presidente em vários painéis internacionais, tais como o Painel de Avaliação do “Engineering Sciences Panel of the Marie”. Foi ainda Delegada Nacional de vários Programas Europeus e Membro de diversos grupos consultivos dos diferentes Programas Quadro de Ciência e Inovação.

Recebeu, em 2016, o IUMRS International Union of Materials Research Societies Global Leadership and Service Award, que homenageia indivíduos na área da ciência, educação e política científica, e recebeu o primeiro Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, um prémio de carreira para homenagear mulheres cientistas e engenheiras em homenagem à ex-primeira-ministra portuguesa Maria da Lourdes Pintasilgo. Em 2008, no âmbito da comemoração do XV aniversário da Fundação CIRCE (Universidade de Saragoça), Maria da Graça Carvalho recebeu o Prémio CIRCE. Maria da Graça Carvalho é membro de 22 associações científicas nacionais e internacionais e membro da American Association for the Advancement of Science (AAAS), do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), da World Academy of Art and Science (WAAS) e da Academia Europaea. Foi vice-presidente nacional da Ordem dos Engenheiros, sendo, atualmente membro Conselheiro da Ordem. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Real de Engenheiros de Espanha e fundadora da Academia Portuguesa de Engenharia.

Carvalho em campanha ao lado do antigo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (2011).

Carreira Europeia[editar | editar código-fonte]

Entre 2006 e 2009, exerceu funções de conselheira de Durão Barroso, na altura, Presidente da Comissão Europeia.

No mandato de 2009 a 2014, na qualidade de eurodeputada, foi nomeada relatora do Programa Específico de Implementação do HORIZON 2020. Em 2011, recebeu o Prémio de melhor MEP na área da Ciência e Inovação.

Neste momento, é Vice-Presidente da Comissão das Pescas (PECH). É membro efetivo da Comissão Indústria, Investigação e Energia (ITRE), onde foi eleita vice-coordenadora do Grupo Partido Popular Europeu. É membro efetivo da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género (FEMM), da Comissão Especial sobre Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA) e da Delegação para as Relações com os Estados Unidos da América. É membro suplente da Comissão do Mercado Interno e de Defesa do Consumidor (IMCO), da Delegação para as relações com os países da América Central, da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana e da Delegação para as relações com os países da Ásia Central.

Carvalho e Barroso, amigos de longa data, durante uma visita a Florença, no ano de 2022.
Com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen (2023)

Foi relatora do Programa Estratégico do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), do Ato Básico Único abrangendo nove parcerias com a indústria no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, da parceria europeia para a Computação de Alto Desempenho e dos pareceres sobre a Nova Estratégia Industrial Europeia e o Regulamento dos Dados, entre outros. Foi relatora-principal do Regulamento de Proteção da União Contra a Manipulação do Mercado Grossista da Energia (REMIT). Além disso, foi a negociadora do PPE do Relatório do Desenho do Mercado Elétrico Europeu. Na sua atividade na presente legislatura tem-se empenhado também nas questões relativas à igualdade dos géneros, tendo sido negociadora pelo Partido Popular Europeu da diretiva sobre a participação das mulheres nos conselhos de administração das sociedades cotadas (Women on Boards) e relatora, pela comissão FEMM, do relatório sobre o Fosso Digital entre Homens e Mulheres, além de se ter envolvido em diversas ações visando a promoção da igualdade de género em todos os setores da sociedade.

Na Comissão Europeia, Maria da Graça Carvalho foi membro da Unidade “Mecanismo de Aconselhamento Científico” da DG Ciência e Inovação. Anteriormente, foi Conselheira do Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, bem como Conselheira Principal do presidente da Comissão Europeia, sendo responsável pelas áreas da ciência, ensino superior, inovação, energia, meio ambiente e alterações climáticas.

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Carvalho e Aung San Suu Kyi em Myanmar, 2013

Maria da Graça Carvalho é também presidente do Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, desde julho de 2020. Faz parte do Conselho Executivo do Wilfried Martens Center for European Studies e do Conselho Consultivo do European Network of European Foundations (ENoP).

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

  • Carvalho e Metsola em Maio de 2023.
    2022 – Vencedora do Member of the European Parliament Award, conferido pela Parliament Magazine, na categoria de Futuro da UE e Inovação
  • 2021 - Prémio Femina de Honra[3]
  • 2016 – Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, um prémio de carreira para homenagear mulheres cientistas e engenheiras de relevo
  • 2016 – IUMRS International Union of Materials Research Societies Global Leadership and Service Award
  • 2012 – Medalha de Mérito da Cidade de Beja
  • 2011 – Vencedora do Member of the European Parliament Award Prize na categoria de da Investigação e Inovação
  • 2008 – CIRCE Prize, CIRCE Foundation, Saragoça
  • 2005 – Grã-Cruz da Chancelaria da Ordem de Mérito Internacional do Descobridor do Brasil
  • 2002 – Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Maria da Graça Martins da Silva Carvalho". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  2. «Maria da Graça Carvalho vence o Prémio MEP 2022 na categoria de Futuro da UE e Inovação | Eurocid - Informação europeia ao cidadão». eurocid.mne.gov.pt. Consultado em 12 de julho de 2023 
  3. «Prémio Femina 2021 :: Premio-Femina». premio-femina8.webnode.pt. 18 de março de 2023. Consultado em 29 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedida por
Pedro Lynce
Ministra da Ciência e Ensino Superior
XV Governo Constitucional
2003 – 2004
Sucedida por
a própria
(como ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior)
Precedida por
a própria
(como ministra da Ciência e Ensino Superior)
Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior
XVI Governo Constitucional
2004 – 2005
Sucedida por
Mariano Gago
(como ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)