Maria de Cleófas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maria de Cleofas)
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Santa Maria de Cleofas
Irmã de Maria, Tia de Jesus, Mãe de Tiago Menor
Veneração por Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana e Umbanda
Atribuições Maria Salomé , irmã de Maria, tia de Jesus, mãe de Judas Tadeu, Mãe de Simão, Mãe de José
Padroeira Tias
Gloriole.svg Portal dos Santos

Maria de Cleofas, segundo pesquisadores é considerada a tia de Jesus, irmã de Maria (mãe de Jesus) e casada com Cleófas. Segundo a tradição católica ela também é considerada uma santa. Muitos acreditam que Zebedeu seja o mesmo que Cleofas, sendo assim, Maria Salomé é a mesma do que Maria de Cleofas.

Segundo o que nos dizem os três primeiros evangelhos, sabemos que entre aquelas mulheres que seguiram a Jesus desde a Galiléia, e presenciaram no Calvário a crucificação, estava Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José: -Mateus 27:56 - "Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu". -Marcos 15:40 - "Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé". -Lucas 24:10 - "Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa".

Essa mulher é quase certamente a mesma Maria que é chamada Maria, mulher de Cleofas: João 19:25 - "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena".

Diversas questões interessantes se levantam sobre este assunto. (1) É Cleofas o mesmo que Alfeu? (Se for assim, é possível que "Tiago, o menor" seja o apóstolo "Tiago, filho de Alfeu". (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15, Atos 1:13)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]